Os clichês mais usados em currículos, cartas de apresentação e entrevistas

Habilidade de relacionamento interpessoal e facilidade para trabalhar em equipe? Seja mais original!

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Criatividade, habilidade de relacionamento interpessoal, facilidade para o trabalho em equipe, espírito de liderança.

Soltas, essas palavras soam como grandes mentiras para quem analisa um currículo. Afinal, o que prova que o profissional realmente possui todas as competências citadas? É fácil falar, o difícil é provar.

A gerente da Divisão Executivos do Grupo DMRH, Sandra Finardi, afirma que existem mesmo muitos clichês, que são utilizados em currículos, cartas de apresentação e até mesmo no discurso do candidato durante a entrevista de emprego.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“É fácil escrever algo no currículo, mesmo que não seja verdade. No entanto, o que os selecionadores buscam são fatos, que mostrem que a pessoa é flexível, criativa, tem facilidade de se relacionar. Os candidatos devem expor como utilizaram essas competências em determinada ocasião e que impacto causaram na empresa onde trabalharam”, garante a especialista.

Como fugir dos clichês

Confira os clichês mais comuns encontrados em currículos e cartas de apresentação e ditos em entrevistas:

Por fim, Sandra ressalta a importância de o candidato não mentir aos selecionadores. Escrever que possui inglês intermediário quando na realidade não passa de uma noção básica do idioma, por exemplo, “é um perigo”, nas palavras da especialista. “Quando o selecionador notar que a informação não é verídica, a imagem do profissional poderá ficar manchada”, completa.