Aprenda

Os 9 passos para ser bem-sucedido, segundo o bilionário Richard Branson

Branson é fundador do Virgin Group, que inclui mais de 400 empresas dos mais diversos ramos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Richard Branson é uma das personalidades mais carismáticas do mundo dos bilionários: fundador do Virgin Group, que inclui mais de 400 empresas, Branson sempre é visto sorrindo e alegre, mesmo que esteja trabalhando.

Além disso, ele tem uma visão sobre negócios diferente das demais pessoas. Por exemplo, ao ver um funcionário de uma de suas empresas dormindo no trabalho, ao invés de ter uma reação negativa, tirou uma foto de maneira divertida.

Para mostrar quais são os valores que fazem de Branson essa pessoa, o portal Inc selecionou alguns conceitos que o empresário já revelou acreditar, seja em entrevistas ou em livros que já publicou. Confira abaixo quais são:

PUBLICIDADE

1.       Seja corajoso
Em uma entrevista recente, Branson afirmou que par atingir o sucesso é preciso não ter medo de arriscar e falhar. “Só é possível conhecer o sucesso depois de falhar diversas vezes”, disse.

2.       Não copie o que outras pessoas já fizeram
A maioria das pessoas está em busca da fórmula para o sucesso, o que pode fazer com que elas tentem seguir os passos de outras pessoas que se tornaram bem-sucedidas. O conselho de Branson, entretanto, é de que as pessoas não façam isso. “Nenhum empreendedor é igual ao outro. Na verdade, é sua individualidade e diferentes maneiras de pensar que os torna bem-sucedidos”, escreveu.

3.       Se dê a permissão para sonhar alto
Quando você pensar em seus planos para o futuro, não limite suas ambições: “não seja autoconsciente sobre sonhos ou sobre as pessoas pensando que você é muito idealista”, escreveu Branson. Ele ainda aconselha que é preciso “enxergar o mundo com entusiasmo e acreditar que se é mais poderoso que os problemas que existem”.

4.       Seja pontual
Você pode achar que alguns minutos de atraso não afetam as situações, mas, para Branson, isso é importante e muito. “Seja uma reunião, um compromisso, um voo, é importante garantir que você estará no lugar determinado no momento determinado. Tudo o que você tem em seu negócio é sua reputação, por isso é importante que você cumpra sua palavra”, diz.

5.       Aprenda a ouvir
Uma habilidade importante que precisa ser melhorada é a de ouvir outras pessoas. Isso vale para clientes, funcionários, e principalmente para solucionar problemas. “Abrir um negócio significa resolver problemas com sucesso. Solucionar problemas significa ouvir os outros”.

6.       Compartilhe os holofotes
Para ter um negócio bem-sucedido, você deve ter as pessoas certas ao seu lado. Uma vez que você tiver uma equipe confiável e que está disposta a fazer todo o trabalho necessário, você deve compartilhar o sucesso com ela.

PUBLICIDADE

7.       Cuide de seu corpo
“Quando me perguntam qual é o segredo para o sucesso nos negócios, minha resposta pode variar. Mas, no final, a resposta é que o segredo é você mesmo. Se você não cuidar de si mesmo, você não conseguirá cuidar de um negócio”, explica Branson.

8.       Não pense somente no dinheiro
Segundo o bilionário, as empresas que têm um propósito além do lucro são capazes de inovar mais e de conquistar coisas inéditas.  “O conceito de que o dinheiro é a métrica para o sucesso é um erro. Ele não é e nem deveria ser”.

9.       Não perca tempo em coisa que não empolguem
“Se um novo negócio ou projeto não me empolga e não é algo com que eu consiga ter criatividade, eu prefiro seguir em frente e deixa-lo de lado. A vida é muito curta para perder seu tempo com coisas que não lhe empolgam”, explica Branson.