Até o topo

Os 4 elementos que mais contribuíram para o sucesso da Amazon, segundo Jeff Bezos

Carta aos acionistas de Jeff Bezos contém lições importantes para chegar ao sucesso

Jeff Bezos
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Em sua carta anual aos acionistas, o CEO e fundador da Amazon, Jeff Bezos, divide alguns conselhos que considera lições que foram essenciais para que a empresa atingisse o sucesso. A companhia divulgou pela primeira vez o número de assinantes do serviço Prime – mais de 100 milhões mundialmente – e demonstrou resultados sólidos no geral. 

Para Bezos, quatro elementos para o alto padrão. Eles: 

  1. 1. São ensináveis
  2. “As pessoas são muito boas em aprender padrões elevados pela exposição a eles”, escreveu o executivo. “Traga uma pessoa nova a um time de alto padrão e ela irá se adaptar rapidamente. O oporto também é verdadeiro”. 
  3. 2. São específicos
  4. Para Bezos, ter alto padrão de trabalho em uma área não significa necessariamente tê-lo em todas as demais. “Acredito que os padrões elevados são específicos por domínio, e que você precisa aprendê-los separadamente em cada arena de interesse”, escreveu. Ele usa a si mesmo como exemplo: quando criou a Amazon, tinha alto padrão para criação, atenção ao cliente e recrutamento – mas não no operacional. “Entender isso é importante porque mantém a sua humildade”, explica. 
  5. 3. Devem ser reconhecidos
  6. O primeiro passo para entender um padrão elevado é saber o que é um trabalho “bom” em determinado campo. Nem sempre é possível identificar a excelência, mas, quando ela é encontrada, necessariamente deve ser reconhecida e elogiada.
  7. 4. Partem de expectativas realistas
  8. Bezos acredita que é essencial ter expectativas realistas para o escopo de cada projeto e entender de antemão o tamanho do esforço que uma pessoa precisa para cumpri-la. “Crenças não realistas no escopo – geralmente escondidas e não discutidas – matam a possibilidade de um padrão elevado”.