Carreira

Os 10 mandamentos da liderança

Saiba como dedicar-se à empresa e o que evitar fazer

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ser líder não é uma tarefa fácil, ao contrário do que costuma-se pensar. Você é responsável pelos resultados de outras pessoas, cabe a você estabelecer como deve funcionar a empresa, as metas, etc.

Por isso, é um trabalho que demanda dedicação e um comportamento um tanto delicado. O Inc. listou quais são os “10 mandamentos” que um líder deve seguir. Confira:

1. Permaneça otimista
Uma vez que seus funcionários e colaboradores recorrerem a você para a liderança, saiba que suas preocupações e problemas podem criar uma nuvem preta sobre toda a equipe. Ou seja: não deixe seus problemas atrapalharem o trabalho da equipe.

PUBLICIDADE

2. Estabeleça uma direção clara
Como líder, cabe a você criar uma direção na cabeça de seus seguidores sobre onde estão partindo e aonde pretendem chegar. É uma maneira de organizar a equipe estabelecer metas.

3. Crie um plano manejável
Embora seja algo pré-estabelecido, o planejamento da empresa também deve seguir de acordo com as condições e suas mudanças. Se você falhar no planejamento, são grandes as chances de falhar posteriormente.

4. Garanta recursos suficientes
Tenha a certeza de que os recursos de sua empresa conseguem abastecer o necessário, manter o pagamento de seus colaboradores em dia e garantir mais produtividade. 

5. Fale menos, ouça mais
Liderança não consiste de dar palestras, ordens e mandar em outras pessoas. Também consiste em entender o desejo dos outros e aproveitá-los para o bem comum.

6. Não faça uma reunião sem planejamento
Antes de cada reunião, envie um informativo com os tópicos a serem discutidos e a duração média do encontro.

7. Não critique em público
Mesmo que seus funcionários respondam a você e sejam seus subordinados, não faça nenhuma crítica específica em público. Se algum deles precisar de uma advertência ou conselho, fale isso em particular.

PUBLICIDADE

8. Não peça a um funcionário para fazer algo que você não faria
Verdadeiros líderes não submetem seus colaboradores a atividades que não fazem parte de sua rotina ou que possam desvaloriza-lo – ou então não pedem para que façam quando ele próprio pode fazê-lo.

9. Não seja um obstáculo
Se você insiste em tomar todas as últimas decisões, o progresso de sua empresa será cortado pela metade. Representar algumas decisões também faz parte da liderança, não ser o responsável por todas elas.

10. Dê crédito à sua equipe
Em alguns momentos, você terá que aceitar a culpa quando as coisas derem errado e não levar os créditos quando derem certo. Seu reconhecimento pode motivar as pessoas que já trabalham com você e melhorar o desempenho de sua empresa.