Carreira

Os 10 empregos ideais para pessoas introvertidas

Esses cargos ou profissões não demandam muita interação com outras pessoas e nem que se fale em público

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Pessoas introvertidas podem encontrar alguns problemas em certos empregos ou cargos. Aproximadamente metade da população, essas pessoas buscam energia interior e passar mais tempo sozinhos e podem se sentir deslocados em muitas situalções.

Segundo o PayScale, “aspectos cruciais de avanços na carreira, desde a rede de contatos até falar em público, podem ser obstáculos insuperáveis para aqueles que ganham energia passando tempo sozinhos. Entretanto, os introvertidos se sobressaem em empregos que premiam suas habilidades únicas”.

Pensando nisso, o site reuniu os empregos que são mais indicados para pessoas introvertidas – seja por não exigirem interação com outras pessoas ou por serem trabalhos mais autônomos. Confira:

PUBLICIDADE

1. Geólogo do petróleo
Além de terem bons salários, esses profissionais passam seu dia modelando grandes projetos de engenharia e analisando dados., sem que haja muito contato com outras pessoas.

2. Estatístico
Os estatísticos deixam os números falarem por si só, trabalhando com equações e planilhas. Além disso, também são bem pagos pelo trabalho, com uma média de R$ 5.400 por mês.

3. Chef particular
As mulheres representam mais da metade dos chefs particulares, cerca de 62% – algo incomum para a área, já que os chefs normalmente são homens. O tempo desses profissionais é gasto apenas no preparo com a comida, não com as pessoas que serão servidas.

4. Designer de videogame
Esse é um dos trabalhos que, além de ser exercido por muitos introvertidos, é destinado para muitas pessoas introvertidas. Eles criam “mundos virtuais” e experiências para gamers, também sem a interação com demais pessoas.

5. Artista plástico
Sejam pintores, ilustradores ou escultores, esses artistas passam horas em estúdio trabalhando em suas obras. Pode, da mesma maneira, ser a profissão para pessoas extremamente extrovertidas.

6. Desenvolvedor web
Um dos lugares favoritos dos introvertidos, a internet praticamente elimina a interação presencial e física com outras pessoas – e essa profissão consiste, basicamente, de ampliar o mundo virtual e criar novas possibilidades.

PUBLICIDADE

7. Arquivista, curador ou técnico de museus
Se você prefere passar o dia em um museu ou biblioteca ao invés de uma festa, você pode ser uma pessoa introvertida – e se daria muito bem em profissões como essas.

8. Guarda florestal
Para introvertidos ou amantes da natureza, esta é a profissão ideal: ela demanda que os profissionais passem muito tempo sozinhos estudando parques, florestas, lagos e outras áreas florestais.

9. Engenheiro de motores
Esses profissionais devem ter foco em cada detalhe de um motor, sem deixar que nada escape. O tempo para interagir com outras pessoas é curto.

10. Gerente de mídias sociais
Introvertidos podem ficar exaustos ao ficar constantemente cercados de pessoas. Como gerentes de mídias sociais são especialistas em interação virtual, o trabalho é ideal para essas pessoas: a interação é somente com seguidores do Twitter e perfis do Facebook.