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SÃO PAULO – Empresários cobram mais resultados de produtividade de seus funcionários, enquanto os profissionais procuram melhorar sua qualidade de vida.
A situação é bastante comum no cenário corporativo, mas a pergunta é: como alcançar as duas metas? Pois bem, a resposta pode estar na organização laboral.
Mudança de comportamento
A organização pode ser o veículo que conduz a empresa à maior produtividade. Já os funcionários, com metas mais claras, infra-estrutura melhor composta, esquema de trabalho definido, entre outros benefícios conquistados, podem enfim realizar o sonho de dedicar tempo e energia à própria vida.
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Com a realização alcançada por ambas as forças, o resultado tende a ser o melhor possível: equipe motivada e trabalho eficiente.
Entretanto, atingir este objetivo não é fácil. Organizar uma empresa exige muito envolvimento e mudança de comportamento de todo o grupo envolvido no objetivo.
Passo a passo
Pensando nisso, o consultor Ivo Corradi Abreu estabelece um método que pode ajudar bastante neste processo, composto por cinco regras. O passo a passo, chamado “Faça Já”, foi apresentado no CRA-SP (Conselho Regional de Administração). Confira na tabela abaixo:
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Regras | Como fazer |
Faça Já! | Analise as tarefas e defina a prioridade. Se forem simples, faça-as na hora (urgentes ou não). A procrastinação pode levá-lo ao acúmulo de tarefas, prejudicando o trabalho da equipe |
Agende já! | Agende imediatamente o que não conseguir realizar na hora. Trata-se de uma espécie de planejamento, que deve ser conduzido respeitando-se as prioridades |
Delegue já! | Se você não puder fazer na hora ou agendar, delegue! Esta medida acaba com 90% do trabalho urgente |
Arquive já! | Documentos que não estão sendo utilizados devem ser arquivados imediatamente. Não há organização que resista à falta desse item. |
Descarte já! | Se a tarefa não tem nada a ver com você, não perca tempo com ela. Encaminhe para o funcionário ou departamento encarregado pela atividade. |
Benefícios
O consultor destaca os benefícios que o plano proporciona:
- identificação antecipada da informação e recursos necessários para o desenvolvimento do projeto;
- mais clareza;
- melhoria da comunicação entre os envolvidos
- mecanismo de monitoramento contínuo e imediato para tarefas designadas ou delegadas;
- facilidade no treinamento, no caso de novas atribuições
- coordenação mais efetiva.