Oportunidades para área de saúde crescem nos primeiros meses de 2011

Carreira que mais cresceu desde 2010 foi a de biomedicina, com 43% mais oportunidades, aponta o portal Vagas.com

SÃO PAULO – As oportunidades destinadas aos profissionais da área de saúde aumentaram nos primeiros meses deste ano. De acordo com balanço divulgado pelo portal Vagas.com, o número de vagas disponíveis para o setor cresceu 12,35% nos três primeiros meses de 2011, ante o mesmo período do ano passado.

A carreira que mais cresceu desde 2010 foi a de biomedicina, com 43% mais oportunidades em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 140 vagas oferecidas para 37.588 candidaturas. Medicina-hospitalar, com mais 35,16% de empregos, aparece em segundo lugar. No período analisado, 233 apareceram no portal. Mais de 38 mil pessoas se colocaram à disposição para as oportunidades.

Outras carreiras que tiveram um considerável acréscimo no número de vagas, de acordo com o levantamento realizado pelo portal, foram enfermagem (277), nutrição (87) e segurança e saúde no trabalho (306). 

PUBLICIDADE

“A área de saúde como um todo, laboratórios, empresas e hospitais, começa a adotar de maneira mais intensa a internet como a principal fonte de recrutamento de talentos. A área de saúde ainda não havia comprado a ideia de recrutamento na web”, afirma o diretor de Marketing do Vagas.com, Luis Testa.

Conjuntura
Na avaliação da professora de RH (Recursos Humanos) dos cursos de saúde da Veris Faculdades, Mariangela da Costa, o momento econômico por qual passa o Brasil é o principal fator da expansão na área em questão.

“Passamos por um grande aumento no emprego de modo geral. O trabalhador tem direito aos planos de saúde e renda para contratar um serviço médico”, afirma a professora. Ela completa dizendo que a facilidade em adquirir um plano de saúde também é maior, tendo em vista o crescimento das empresas destinadas a esse fim.

Oportunidades
Inserida no meio acadêmico, Mariangela conhece o perfil de seus alunos. Entre eles, explica, existe a aspiração de atuar em grandes hospitais, que costumam oferecer muitas oportunidades. As áreas administrativas também comportam inúmeras oportunidades aos profissionais.

“A saúde, propriamente dita, não envolve apenas o ambiente médico. Existem muitas vagas para trabalhos em comunicação, marketing, compras e contabilidade”, aponta a especialista. Os próprios hospitais, explica, precisam de técnicos e de auxiliares para as mais variadas funções.

Quanto às ofertas na área de biomedicina, a professora credita o movimento ao fato da evolução dos exames clinicos e patológicos, bem como à expansão de laboratórios no País.