Olimpíadas em Pequim é oportunidade de negociar com a China; confira dicas!

Jogos começam dia 9 de agosto: esta não é apenas uma chance de prestigiar o esporte, mas de fazer negócios

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As Olimpíadas de Pequim começam no próximo dia 9 de agosto, mas esta não é somente uma oportunidade para prestigiar o esporte mundial. Muitas pessoas estão aproveitando a ocasião para fazer negócios com a China, segundo revelou o especialista em diversidade multicultural Werner Kugelmeier.

Para que a viagem a negócios valha a pena, por sua vez, é preciso tomar alguns cuidados, afinal, a cultura chinesa é bastante diferenciada da brasileira e uma “pisada na bola” pode fazer com que toda a negociação não dê certo.

Uma primeira dica, de acordo com o especialista, é atentar ao mianzi, ou o prestígio social das pessoas. “Como praticam a humildade, os funcionários não deixam transparecer sua condição. Por isso, é importante informar-se, de antemão, sobre qual será a pessoa com quem irá negociar”, afirmou Kugelmeier.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro ponto a que o brasileiro deve prestar atenção é que, quando o interlocutor chinês acena rapidamente com a cabeça, ele não está concordando, mas apenas demonstrando atenção.

Dicas importantes

Para que você não perca a negociação, veja outras dicas do especialista abaixo: