Olimpíadas em Pequim é oportunidade de negociar com a China; confira dicas!

Jogos começam dia 9 de agosto: esta não é apenas uma chance de prestigiar o esporte, mas de fazer negócios

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As Olimpíadas de Pequim começam no próximo dia 9 de agosto, mas esta não é somente uma oportunidade para prestigiar o esporte mundial. Muitas pessoas estão aproveitando a ocasião para fazer negócios com a China, segundo revelou o especialista em diversidade multicultural Werner Kugelmeier.

Para que a viagem a negócios valha a pena, por sua vez, é preciso tomar alguns cuidados, afinal, a cultura chinesa é bastante diferenciada da brasileira e uma “pisada na bola” pode fazer com que toda a negociação não dê certo.

Uma primeira dica, de acordo com o especialista, é atentar ao mianzi, ou o prestígio social das pessoas. “Como praticam a humildade, os funcionários não deixam transparecer sua condição. Por isso, é importante informar-se, de antemão, sobre qual será a pessoa com quem irá negociar”, afirmou Kugelmeier.

Aprenda a investir na bolsa

Outro ponto a que o brasileiro deve prestar atenção é que, quando o interlocutor chinês acena rapidamente com a cabeça, ele não está concordando, mas apenas demonstrando atenção.

Dicas importantes

Para que você não perca a negociação, veja outras dicas do especialista abaixo:

  • Tente falar o mínimo de chinês, para se aproximar do cidadão do país. “Um simples Ni hao (Tudo bem?) faz com que o cliente guarde um sorriso para você”, explicou o especialista.
  • O cumprimento tradicional chinês é o aperto de mão, com iniciativa do anfitrião. Não abrace nem beije a pessoa, já que não é usual no país.
  • No primeiro encontro, use o cartão de visitas, bastante valorizado na cultura chinesa. Entregue-o com as duas mãos e mostre interesse;
  • Escolha uma parceria que tenha passe pelo governo chinês, o qual possui a última palavra em negociações internacionais;
  • Na China, as pessoas são pontuais, por isso, nada de atrasos.
  • Respeite os três D´s da cultura chinesa: diligência, dedicação e disciplina;
  • Prepare um convite para almoço ou jantar social. Se receber um convite, nada de recusar. Os chineses acreditam que, promovendo um encontro como este, há uma construção mais forte de amizade.