Gestão

Oito coisas que pessoas de sucesso não fazem

Manter o equilíbrio emocional é fundamental para quem quer atingir o sucesso

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Normalmente, o que não faltam são listas de como as pessoas bem-sucedidas pensam, agem e fazem de diferente dos “meros mortais”. No entanto, quem quer seguir os passos daqueles que atingiram o sucesso também precisa saber o que eles evitam fazer.

 O site Entrepreneur listou oito coisas que os bem-sucedidos evitam fazer, a fim de aumentar sua inteligência e desempenho emocional. Confira:

1- Eles não deixam ninguém limitar sua alegria
Quando o seu senso de prazer e satisfação são derivados de se comparar aos outros, você não é mais o dono da sua própria felicidade. Quando as pessoas emocionalmente inteligentes se sentem bem com algo que elas fizeram, elas não vão deixar opiniões ou realizações de ninguém tirar isso delas.
Embora seja impossível desligar suas reações ao que os outros pensam sobre você, o ideal é não se comparar aos outros. Dessa forma, não importa o que as outras pessoas estão pensando ou fazendo, sua autoestima vem de dentro.

PUBLICIDADE

2- Eles não esquecem
Pessoas emocionalmente inteligentes são rápidas em perdoar, mas isso não significa que elas esquecem. O perdão exige deixar de lado o que aconteceu para que você possa seguir em frente. Não que dizer que com essa atitude você vai dar a pessoa outra chance. Pessoas bem-sucedidas não estão dispostas a ter a imagem manchada desnecessariamente por erros dos outros.

3- Eles não priorizam a perfeição
Eles não definem a perfeição como seu alvo porque sabem que a perfeição não existe. Os seres humanos, por nossa própria natureza, são falíveis. Quando a perfeição é o seu objetivo, você está sempre terá a sensação de fracasso, e você acaba gastando seu tempo lamentando o que você deixou de fazer e o que você deve ter feito diferente em vez de apreciar o que você fosse capaz de alcançar.

4- Eles não vivem no passado
A falha pode corroer a sua autoconfiança e fazer difícil acreditar que você vai conseguir um melhor resultado no futuro. Na maioria das vezes, a falha resulta de assumir riscos e tentar alcançar algo que não é fácil. Pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o sucesso reside na sua capacidade de subir em face do fracasso, e eles não podem fazer isso quando eles estão vivendo no passado. 
Qualquer coisa que vale a pena alcançar vai exigir que você tome alguns riscos, e você não pode permitir que o fracasso impeça você de acreditar em sua capacidade para vencer. 

5- Eles não se preocupam com os problemas
Quando você foca somente nos problemas que está enfrentando, você cria e prolonga emoções negativas, o que dificulta o desempenho. Agora, quando você se concentrar em ações para melhorar a si mesmo e suas circunstâncias, você cria um senso de eficácia pessoal que produz emoções positivas e melhora o desempenho. 

6- Eles não dão atenção para pessoas negativas
As pessoas muitas vezes se sentem pressionada a ouvir os problemas e queixas dos outros para não serem vistas como insensíveis ou rudes, mas há uma linha tênue entre emprestando um ouvido simpático e sendo sugado em sua espiral emocional negativa. Uma ótima maneira de estabelecer limites é questionar a outra pessoa como ela pretende corrigir o problema, assim, você consegue redirecionar a conversa para uma direção produtiva.

7- Eles não guardam rancor
Guardar rancor e manter o estresse faz mal para a saúde. Pesquisadores já provaram que isso contribui para a pressão arterial alta e doenças cardíacas.

PUBLICIDADE

8- Eles não dizem sempre sim
Uma pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia mostra que muitas pessoas têm dificuldade de dizer não, e isso as leva ao estresse, esgotamento e, até mesmo, depressão. “Não” é uma palavra poderosa que você não deve ter medo de falar.