O treinamento da sua empresa condiz com o que você precisa?

Tem conhecimento e a empresa quer ensinar processos? Precisa de teoria e ela só apresenta valores? Saiba o que fazer!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Treinar os funcionários é algo tático e estratégico para as empresas, que passam a contar com colaboradores mais preparados.

Antes de começarem a rotina do trabalho ou no próprio dia-a-dia, elas disponibilizam algumas pessoas para ensinarem as atividades básicas ou para aprimoramento das tarefas dos funcionários recém-contratados.

Para o profissional, a prática deve ser aproveitada ao máximo, ou então muitos erros surgirão. Mas será que o treinamento ao qual você está sendo submetido é o que precisa?

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Profissionais já qualificados

Para quem está no segmento há tempos e sabe passo a passo como realizar suas funções diárias, seria preciso alguém para ensinar, por exemplo, como lidar com o cliente? Como fazer funcionar a máquina que maneja há anos?

É claro que dar muito foco a isso seria perda de tempo. Neste caso, o treinamento não deve ser com foco nos negócios, mas no funcionamento da empresa em si. Quem são os clientes? Qual a política, valores e missão da empresa? Com quem devo falar caso tenha problemas?

O negócio deve ser explicado, mas não priorizado. Caso você esteja nesta situação, e sente que quem lhe ensina sabe menos que você, nada de arrogância. Basta dizer que os processos já foram entendidos, mas que você quer saber um pouco mais da companhia.

Continua depois da publicidade

O bom desempenho durante o treinamento é bom para sua imagem dentro da empresa. Este é seu primeiro contato com ela, e por isso é essencial garantir uma boa impressão.

Foco no processo

Para quem nunca trabalhou na área, é preciso que cada processo seja ensinado. A prática, neste caso, deve ser valorizada, principalmente para quem acabou de sair dos bancos universitários, cheio de novas idéias.

Se este é seu caso, mas sente que o treinamento que teve envolveu mais questões da empresa, vale fazer uma reivindicação. Afinal, você deve se sentir seguro para começar a trabalhar e evitar o máximo de erro possível. Fale com a pessoa que o está treinando e peça que repita sempre que não entender.

O treinamento também é errado para este tipo de pessoa caso mostre situações mais complexas. Quando seu conhecimento for insuficiente para realizá-lo, fale com quem o está ensinando. Peça para que vá com mais calma ou que aponte soluções para que consiga acompanhar, como indicação de leitura ou cursos.