O que você deve fazer antes de tomar decisões

Para muitas pessoas, tomar uma decisão é um grande desafio. Veja as nove dicas que podem ajudar você a fazer a melhor escolha

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para muitas pessoas, tomar uma decisão é um grande desafio. Elas ficam ansiosas antes mesmo de considerar todas as possibilidades e preferem ignorar a situação a ter que fazer uma escolha. Entretanto, essa postura não é sustentável. A vida exige que as decisões sejam tomadas, mesmo quando parecem muito difíceis.

Veja a seguir nove dicas que podem ajudar você a tomar a decisão certa:

1. Ver o problema e identificar opções: seja lá qual for a decisão que você precisa tomar, olhe para seu problema e tente dividi-lo em diferentes pontos de vista, procurando identificar opções disponíveis. Fazer uma lista de pontos negativos e positivos pode ajudar você a encontrar a escolha certa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Reunir informações: uma das melhores coisas que você pode fazer quando estiver com medo, especialmente de alguma decisão ruim, é se informar. Procure o máximo de informações que conseguir sobre os aspectos de seu problema e tome sua decisão baseado em fatos, e não emoções.

3. Pensar nas possibilidades: faça uma lista com todas as possíveis soluções e consequências de sua decisão. Crie alternativas para aquilo que poderia dar errado e procure identificar os obstáculos com antecedência.

4. Conheça suas capacidades: cada pessoa possui uma característica particular que a diferencia dos outros. Você sabe qual é ou quais são as suas? Identificar esse potencial pode ajudar você a desenvolver a autoconfiança necessária para tomar uma decisão satisfatória.

Continua depois da publicidade

5. Controlar a impulsividade: não tome decisões baseado em suas emoções, quando estiver sob pressão e estresse ou pensando no que as outras pessoas podem achar de você.

6. Planeje obstáculos: a vida é imprevisível, mas isso não quer dizer que você deve fazer planos ou tomar decisões sem antecipar possíveis obstáculos. Para estar ainda mais seguro de suas escolhas, tenha um plano alternativo.

7. Não dar ouvidos para o medo: a insegurança pode aparecer no coração de qualquer um, mas a diferença está em como você irá lidar com eles. Coloque-se no comando de sua vida e não deixe que emoções como estas impeçam você de realizar seus sonhos e objetivos.

Continua depois da publicidade

8. Não analisar demais: você deve fazer suas escolhas de maneira racional, mas isso não significa que deve analisar cada milímetro da situação, pois pode acabar enxergando coisas que não são reais ou transformando detalhes mínimos em fatos gigantescos.

9. Aproveitar: cada decisão é uma oportunidade, mesmo que não muito agradável ou feliz. Entender e aproveitar essa chance são coisas essenciais para que você mantenha o equilíbrio emocional e não se sinta frustrado.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.