Atenção

O que você deve evitar para não perder uma oportunidade de emprego

Se você deseja ser um profissional atento as novas oportunidades, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a realizar essa busca

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Conseguir um emprego pode ser quase uma missão impossível. As vagas surgem e desaparecem quase instantaneamente. Mas, se você deseja ser um profissional atento as novas oportunidades e se capacitar para conseguir a sua tão sonhada vaga, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a realizar essa busca e preparação da melhor maneira possível:

1. Você é muito exigente. Na busca por um emprego, você não pode se limitar a somente uma empresa. A ideia é expandir ao máximo as suas opções de vaga e mercado de trabalho. Não se prenda a somente salário e posição, a dica é ir além do que a vaga está oferecendo. Procure identificar, por exemplo, se você tem possibilidade de crescimento ou até plano de carreira, isso também é importante na hora de analisar uma oportunidade.

2. Você só procura quando está desesperado. Você deve manter sempre as portas abertas. Não fique procurando por uma nova oportunidade somente quando você está desesperado. Nessa situação, você não vai conseguir analisar as oportunidades com calma. A ideia é manter o seu perfil do LinkedIn atualizado, para que as grandes chances nunca desaparecem.

Aprenda a investir na bolsa

3. Seu currículo é muito grande. Não há necessidade de incluir todos os trabalhos que você já realizou. Se você é novo no mercado de trabalho, o ideal é incluir o máximo que você puder. Mas, se você já está no mercado de trabalho há algum tempo, o foco deve ser em suas grandes realizações e projetos. Em outras palavras, eventos relevantes e que estejam de acordo com as descrições da vaga.

4. Você tem um péssimo perfil on-line. Facebook, Twitter e LinkedIn são ótimas maneiras de encontrar um emprego, se você souber utilizá-las. Porém, uma rede social cheia de postagens bobas e sem finalidade podem não ter o efeito desejado. Se a sua intenção é conseguir um emprego, você deve deixar as suas redes sociais atraentes para os recrutadores.

5. Você fala mal de sua antiga empresa. Em uma entrevista você nunca deve fazer mal de sua antiga empresa. Você nunca sabe as intenções dos recrutadores com essa pergunta. Por isso, a melhor opção é dizer apenas que você não está satisfeito com sua atual ocupação e que deseja se desenvolver mais como profissional.

6. Você é egocêntrico. Na procura de um emprego, você começa a sentir pena de si mesmo. Lembre-se que a entrevista não é sobre você, mas sobre as suas experiências profissionais. A empresa quer encontrar a pessoa que melhor se ajuste para um determinado papel ou cargo. Se você conseguir provar que você é a pessoa certa para esta oportunidade, você vai conseguir o emprego.

Veja mais matérias de Carreira no Universia