O que responder à pergunta: “você está participando de outro processo seletivo?”

De acordo com consultoria, profissional deve ser sincero com selecionador, o que será bastante valorizado

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Em busca de um emprego, você mandou currículo para diversas empresas. Foi chamado para entrevistas pessoais e dinâmicas em grupo em algumas delas. Foi então que, em uma destas ocasiões, o selecionador questionou se você estava participando de outros processos seletivos. O que responder?

De acordo com o guia “Dicas para seu processo seletivo”, formulado pela consultoria Robert Half, neste momento o profissional deve ser sincero, o que será valorizado.

Imagine que você responda não e que as entrevistas para as duas empresas sejam marcadas no mesmo dia e horário. O que você dirá para não comparecer àquela empresa que questionou sobre se estava participando de outro processo seletivo? Inventará outra mentira? Se for descoberto, a situação não será nada agradável.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ajuda

Participar de processos seletivos de duas ou mais empresas é natural, o que mostrará que você pode ser contratado por outra companhia. Se a empresa estiver realmente interessada em você, pode apressar o processo de contratação ou, até mesmo, já lhe dar um sinal sobre uma possível escolha.

Em relação à participação de mais de um processo, a dica da consultoria é a seguinte: “analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Esse exercício o ajudará a decidir o quanto antes sobre qual das oportunidades melhor atende às suas necessidades”.

A empresa ainda cita outras orientações sobre a participação em processos seletivos. Confira-as abaixo:

Continua depois da publicidade