O que não fazer ao ser rejeitado em uma vaga de emprego

Foi rejeitado em sua entrevista de trabalho? Veja o que evitar quando você não conseguir ser aprovado em uma oportunidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Não ser aprovado em uma vaga de emprego é o pesadelo de qualquer pessoa que procura trabalho – principalmente daqueles que pensam que fizeram tudo certo na entrevista. Saber como lidar com a rejeição é praticamente uma habilidade. Confira a seguir 7 dicas do que NÃO fazer quando for rejeitado em uma entrevista de trabalho:

1. Não ter perspectiva. É inevitável ser rejeitado em alguns cargos durante uma procura de emprego. Pense que este é apenas um obstáculo em seu caminho. Ao invés de ficar desiludido, olhe para o futuro e veja as suas metas profissionais e pessoais para manter a busca.

2. Controle as emoções. A rejeição traz consigo muitas emoções. Mesmo que você fique chateado por não conseguir dar o melhor de si na entrevista de emprego ou porque o recrutador não conseguiu ver o seu potencial, tente “manter a cabeça no lugar”. Deixar com que suas emoções tomem conta da situação só fará com que a sua procura se torne ainda mais difícil.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Se esquecer do feedback. Ignorar a rejeição pode parecer a coisa certa. Se fizer isso, perderá a chance de receber um feedback que pode mostrá-lo o que fez de errado durante a entrevista de emprego. Essa seria uma boa oportunidade para ver o que deveria ser melhorado. Mesmo que seja mínimo, é sempre bom pedir de maneira gentil um feedback sobre a sua performance.

4. Se recusar a melhorar. A rejeição pode ser uma boa maneira de evoluir como pessoa. Ao invés de culpar os recrutadores, tente visualizar alguma maneira de evoluir – até porque a procura por trabalho é um processo de aprendizagem.

5. Não se manter conectado. Você pode não ter sido escolhido para o cargo, mas você deveria se manter em contato com os entrevistadores. Foque em manter um relacionamento com a pessoa, seja por e-mail ou por redes sociais. Nunca desperdice a oportunidade de manter contato com essas pessoas simplesmente porque sempre existirão outras vagas.

Continua depois da publicidade

6. Evitar dividir as experiências. Dividir as suas rejeições com outras pessoas pode parecer embaraçoso, mas falar sobre essas experiências vai tirar um “peso das suas costas”. Todos já viveram alguns tipos de rejeição e, ao compartilhar, você pode aprender a partir do erro dos outros – e vice-versa.

7. Desistir. A rejeição faz com que muitas pessoas desistam de suas metas. Não saber lidar com a rejeição durante a procura de emprego pode fazer com que você desista e, consequentemente, perca diversas oportunidades.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.