Emprego

O que mantém funcionários em uma empresa? Chefe de RH do Google explica

''As pessoas não ficam pelo dinheiro'', disse, notando que mais de um terço dos 100 primeiros funcionários do Google ainda trabalham para a empresa

arrow_forwardMais sobre

 SÃO PAULO – Atualmente, os funcionários de uma empresa são uma das partes mais valiosas que a compõem. Perdê-los pode acabar sendo um gasto extremamente caro para ela.

Em entrevista para a Bloomberg, o vice-presidente sênior de RH do Google e autor do livro “Work Rules!”, afirmou que a maioria das empresas não sabe como manter seus melhores funcionários.

“As pessoas não ficam pelo dinheiro”, disse Bock, notando que mais de um terço dos 100 primeiros funcionários do Google ainda trabalham para a empresa.

PUBLICIDADE

Ele ainda mencionou quais os motivos que levam funcionários a continuar trabalhando em um lugar. Confira:

1. A qualidade das pessoas com quem trabalham
“Por isso a contratação é tão importante”, ele disse. O Google possui padrões altos para todas as pessoas que contratam. Independente do cargo que a pessoa vá ocupar, cada candidato é rastreado por seu possível chefe, possíveis colegas, um comitê de contratação e o CEO Larry Page, segundo o Business Insider.

2. A sensação de que seu trabalho é significativo
“As pessoas querem mais do que apenas ganhar dinheiro”, disse. “Elas querem fazer algo que signifique alguma coisa”. Além disso, dar aos funcionários um senso de propósito tem seus benefícios além de retê-los. Ele citou a pesquisa feita pelo professor Adam Grant, de Wharton, que descobriu que quando as pessoas estão aptas a conectar seu trabalho a algo significativo, sua produtividade aumenta em até cinco vezes.

Sobre as vantagens que o Google oferece aos funcionários, ele diz: “O segredo dos benefícios é que, na realidade, não retém ou até mesmo atraem pessoas”. Bock acredita que eles não são algo que impede as pessoas de deixar a empresa.