está preparado?

O que levar em consideração antes de fazer um curso on-line

Antes de se matricular, é importante que você esteja preparado para aproveitar o máximo do curso on-line

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Você ponderou e, depois de muita pesquisa, descobriu que fazer um curso on-line é o melhor para você? Antes de se matricular, é importante que você esteja preparado para aproveitar o máximo do curso on-line.

A seguir, veja 7 coisas que você deve levar em consideração antes de se inscrever em um curso on-line:

1 – Administrar tempo. A habilidade de administrar o seu tempo é essencial para cursos on-line. Esteja atento para sempre seguir o calendário do curso e mantenha-o próximo a você. Escreva listas de afazeres e utilize alarmes e calendários do seu celular e computador para não esquecer suas tarefas. Aproveite o fato de o curso on-line ter um horário mais flexível e saiba como tirar o melhor de seus horários de estudo.

PUBLICIDADE

2 – Levar o curso a sério. Algumas pessoas acham que cursos on-line são mais fáceis do que os presenciais. Entretanto, aulas on-line são tão difíceis e eficientes como as presenciais. Além do mais, o esforço e dedicação para os dois tipos são os mesmo – você terá que passar bastante tempo realizando trabalhos e projetos para todo e qualquer curso. A diferença entre os cursos on-line e presenciais é a questão da leitura: professores à distância tendem a pedir muito mais material de leitura para reforçar o entendimento da aula.

3 – Boa comunicação. Aulas on-line são basicamente construídas através de textos. Até existem cursos que utilizam mais imagens, mas é essencial que você tenha uma boa comunicação escrita para poder se dar bem em um curso on-line. Antes de enviar o seu trabalho, reveja a gramática e tenha certeza que todas as palavras escolhidas têm o sentido correto.

4 – Tecnologia. Você não precisa ser um especialista em tecnologia para se inscrever em um curso on-line, mas você tem que estar confortável e à vontade com ferramentas on-line. É essencial que você saiba muito bem como utilizar o básico: navegadores, caixa de email, produtores de texto e apresentações, etc.

5 – Network. A aprendizagem on-line é um ambiente social como qualquer outro. Seja participativo na sua classe, converse com outros alunos, não tenha medo de tirar dúvidas e fazer comentários sobre o conteúdo com os professores. Organize grupos de estudo, crie páginas em redes sociais para que os alunos possam conversar e tirar dúvidas e invista na sua network. O que você realmente aprende é parte de todas as experiências que os cursos on-line podem proporcionar.

6 – Pensamento crítico. O mesmo tipo de pensamento crítico necessário em qualquer aula também é usado em cursos on-line. Para as pesquisas, você também precisa ter o mesmo rigor acadêmico: citar fontes, dar créditos e não plagiar outros trabalhos.

7 – Motivação. Os hábitos que você desenvolve para ter sucesso em aulas presenciais são os mesmo que você precisa ter em cursos on-line. Na verdade, aulas à distância precisam de até mais disciplina – você precisa frequentar todas as aulas para não perder o conteúdo, os prazos de trabalho são mais rigorosos e é um pouco mais difícil tirar dúvidas com os professores. Além do mais, as formas de correção são mais rígidas e você precisa investir em fóruns de discussão e grupos de estudo.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.