O que fazer quando seu chefe vive ocupado?

Informe sempre o que faz, por recado ou e-mail, e seja breve quando conseguir falar com ele. Apesar de tudo, respeite-o e tente entender sua condição

SÃO PAULO – Imagine que você precise de informações que somente seu chefe pode lhe dar, mas ele está em uma reunião com um cliente. Isso acontece em um dia, no seguinte, em outros e, assim, sucessivamente. Quando você percebe, trocou duas palavras com ele na semana inteira.

Se seu chefe vive ocupado, isso pode ser um problema para você. A comunicação com ele é fundamental para que seu desempenho no trabalho seja bom e para que as atividades sejam realizadas de maneira adequada.

Informe sempre o que faz!

Mesmo que ele viva ocupado, sempre o deixe ciente de seus passos. Não é porque ele está em reuniões, em um congresso ou em viagem que não dá valor para o que acontece dentro da empresa. Mande um e-mail ou anote um recado e deixe em sua mesa.

PUBLICIDADE

Desta maneira, você estará cumprindo seu papel, que é o de realizar suas atividades e prestar contas para seu superior. Agora, quem pode não estar cumprindo os deveres no trabalho é ele e, se algo der errado, ele não fiscalizou e responderá por isso.

Seja breve

Se ele sempre está ocupado, então, você deve ser o mais breve possível, quando for conversar sobre algum problema. Somente passe a informação para ele se for de extrema importância, para que não percam tempo com discussões que não levarão a lugar nenhum.

Uma dica bastante relevante é não só tentar levar o problema, mas também possíveis soluções. Não adianta dramatizar as questões. Seja breve: o cliente não quer fechar o negócio, mas nós podemos convencê-los com o produto X. O que você diz sobre isso?

Informe-se sobre a agenda dele

Se ele nunca tem tempo, o melhor é abordá-lo no momento adequado. No elevador, a caminho de uma reunião ou no trânsito. Mas não chegue ao exagero de ligar para a casa dele para discutir sobre questões do trabalho, a não ser que sejam muito sérias.

Para saber quais são estes momentos, nada melhor do que estar atento à agenda dele. Peça para a secretária.

Apesar de tudo, respeite!

Ninguém se sente feliz atolado de trabalho e muitos fazem de tudo para terminá-lo no momento adequado, o que nem sempre é possível. Por isso, se seu chefe disser que não pode atendê-lo, nada de brigas e escândalos.

Mas, se a situação chegar ao extremo, vale uma boa conversa. Diga que precisa de mais orientação e que, se ele não puder ajudar, que indique alguém com autonomia suficiente para dizer o que você deve ou não fazer. O melhor, neste momento, é saber encontrar a pessoa-solução para seu problema e não cobrá-lo.