O que fazer – e o que não fazer – no primeiro dia no novo emprego

Líder observará a postura do profissional, como se relaciona com a equipe e se está de acordo com os valores da empresa

SÃO PAULO – Você já passou pela análise do currículo, dinâmica em grupo, testes de conhecimento e psicológico, além da entrevista com o RH (Recursos Humanos), antes de, enfim, ser contratado. Pensa que a avaliação terminou por aí? Não, o primeiro dia no novo emprego também será muito importante para o seu sucesso ou não na empresa.

De acordo com a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Gisele Andriotti, o primeiro dia no novo emprego deve ser utilizado para mostrar interesse. De acordo com ela, neste dia, o líder estará observando a postura do profissional.

“O líder observará como a pessoa se relaciona com a equipe e se ela identifica-se com os valores da empresa (…) A pessoa tem de se mostrar interessada, buscar informações, perguntar e ser proativa”, explica a consultora.

PUBLICIDADE

Conquiste os colegas
Além do líder, o profissional deve se preocupar em agradar os colegas. Dessa forma, ser simpático e tentar se entrosar – porém, sem ser invasivo – é essencial.

É interessante também, diz ela, ir almoçar com os colegas neste dia e tentar saber um pouco como as coisas funcionam na empresa. “Geralmente, as pessoas costumam convidar o novo colega para o almoço, contudo, se isso não acontecer, a pessoa deve perguntar onde as pessoas costumam almoçar para tentar se enturmar”.

Se houver entrosamento e abertura, mais tarde é possível ainda adicionar os novos colegas nas redes sociais.

O que não fazer?
Se mostrar interesse e entrosar-se com a equipe conta pontos positivos para o novo funcionário, algumas atitudes devem ser evitadas no primeiro dia de trabalho. Abaixo, alguns exemplos:

  • Não se atrase. Procure chegar com pelo menos cinco minutos de antecedência, já que atrasos podem passar uma imagem negativa;
  • Não fale mal da antiga empresa e de antigos colegas. As pessoas da nova empresa podem pensar que você fará o mesmo com elas;
  • Não chame atenção com a vestimenta. Se não sabe como as pessoas costumam se vestir, opte por peças neutras e sóbrias.
  • Não fique nervoso. Apesar de ser difícil, tente manter a calma. Para ajudar, informe-se ao máximo sobre a empresa antes do primeiro dia.