Afazeres

O que fazer antes de tomar uma decisão no trabalho

Todos os dias são feitos de escolhas, e nem sempre essas decisões são fáceis. Confira 4 coisas que você deve fazer antes de tomar uma decisão

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Todos os dias da nossa vida são feitos de escolhas, sejam elas simples ou não. Você pode ficar preso entre sair com os seus amigos e ficar uma hora a mais no escritório para terminar um projeto, em que funcionário chamar para ajudar nesse projeto, qual estratégia é a melhor e nem sempre é possível saber de cara qual é a melhor solução.

Confira abaixo 4 coisas para fazer antes de tomar uma decisão:

1. Liste as vantagens e as desvantagens. Meça suas opções por meio das suas vantagens e desvantagens. Colocar os prós e os contras em uma lista vai ajudar você a analisar qual caminho é o melhor através daquele que oferece o maior número de vantagens.

PUBLICIDADE

2. Procure outros caminhos. Nem tudo é preto e branco. Na verdade, as melhores decisões geralmente estão em tons de cinza. Por exemplo, se a questão é sair com os seus amigos ou ficar uma hora a mais no trabalho, porque você não os encontra por um tempo e depois volta ao escritório para agilizar o seu projeto? Sempre procure outros caminhos.

3. Procure alguém que já passou pelo problema. Suponha que o seu chefe não está satisfeito com a sua liderança e você não consegue se decidir entre continuar no trabalho ou procurar alguma coisa nova. Procure por algum amigo ou parente que já esteve no seu lugar, ou até pesquise no Google. Você vai encontrar mais resultados do que espera e pode até aprender como lidar com a situação.

4. Tenha confiança. Você precisa ter confiança. E se você estiver errado? Ninguém está certo o tempo todo. Se você não tiver feito a decisão correta, sempre existe espaço para consertar a situação e você vai acabar aprendendo com o que aconteceu. O importante é sempre estar confiante daquilo que você decide.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.