preparação

O que fazer antes de mudar de universidade

Antes de tudo, faça uma pesquisa completa em diversas universidades

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Não é incomum encontrar pessoas que estão descontentes com a universidade em que estudam. Independentemente do motivo da sua insatisfação, antes de pedir transferência, é importante que você faça algumas perguntas para si mesmo.

Antes de tudo, faça uma pesquisa completa em diversas universidades. Veja quais são os benefícios que elas podem oferecer e pondere se realmente valerá a pena passar pelo processo de transferência. Se o lado positivo for maior que o negativo, será um bom negócio mudar de instituição.

Depois, é importante que você pondere o tempo de graduação. Dependendo das diferenças nas grades curriculares, o período até você se formar, caso decida pedir transferência, será muito mais longo. Será que vale a pena demorar mais tempo para se graduar?

PUBLICIDADE

Além disso, algumas universidades não aceitam transferências de alunos e requerem que eles realizem novamente o vestibular. Pergunte a si mesmo se você está preparado para lidar de novo com toda a pressão de fazer a prova. Se não, talvez não valha a pena mudar de instituição.

Analisando bem a situação antes de tomar uma decisão, as chances de você se arrepender serão bem menores. 

Veja mais matérias de Carreira no Universia.