Oferecido por

O que é o ‘lifelong learning’, tendência mundial em Universidades

A Unisinos, universidade do Sul do País, tem aplicado o conceito de ‘aprendizagem para a vida’

MoneyLab

Publicidade

O conceito de lifelong learning – ou aprendizagem para vida toda – tem conquistado cada vez mais espaço nas salas de aula de universidades de todo o mundo na última década. Em linha com essa tendência mundial, a Unisinos adota o conceito de maneira gradativa e transversal em toda a sua base pedagógica.

O objetivo é propor novos caminhos para facilitar o aprendizado. “Observamos um aumento significativo da busca por cursos que complementam conhecimentos prévios. Um médico que abre uma clínica, por exemplo, busca um MBA para aprender mais sobre gestão. Isso traz um impacto positivo real para a sociedade local”, diz Ivan Garrido, decano da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos.

Na Escola de Gestão e Negócios, a lifelong learning amplia os níveis educacionais. O objetivo é promover um ambiente no qual os alunos sejam capazes de extrair informações relevantes dos dados e agir com senso crítico no momento da tomada de decisões.

Continua depois da publicidade

Novo modelo de educação formal

Se antes a educação tinha como meta oferecer certificações, hoje o conhecimento prático e ético ganha cada vez mais relevância. Ao seguir essa tendência, a Unisinos reforça a sua atuação na comunidade local por meio do lifelong learning. Trata-se de um apoio importante em um momento de rápidas mudanças no mercado.

De um lado, em meio ao avanço tecnológico e comportamental, as empresas precisam de mão de obra cada vez mais qualificada. Do outro, alunos de todas as idades buscam conhecimentos pontuais para lapidar a antiga formação e dar conta de um projeto específico ou para adquirir saberes que embasem uma nova jornada profissional.

Publicidade

Os MBAs, as especializações e os cursos de graduação oferecidos pela universidade contemplam essas demandas com o apoio do conceito de lifelong learning. O conteúdo pedagógico reúne conceitos teóricos, práticos e éticos. “Para além de ensinar conceitos técnicos, nossa meta é formar profissionais éticos e capazes de olhar a profissão e o mundo com senso crítico”, diz Garrido.

Hoje, os alunos contam com seis escolas que guiam pesquisas e formação profissional em áreas distintas: Politécnica, Saúde, Gestão e Negócios, Indústria Criativa, Direito e Humanidades.

Prática ESG

Continua depois da publicidade

A abordagem do ‘lifelong learning’ também se alinha com os conceitos de Governança ambiental, social e corporativa – do inglês Environmental, social, and corporate governance (ESG), que é cada vez mais valorizado no mercado profissional.

Com os planos pedagógicos permeados por premissas éticas, os alunos da Unisinos são convidados a considerar o ambiente de ação como ponto de partida para traçar as estratégias.

A escolha do caminho pedagógico conversa com uma tendência que ganha espaço no mercado: o profissional tem se tornado cada vez mais artesão da sua atividade. Isso acontece à medida que pessoas de todas as áreas se esforçam para incluir criatividade e um pouco de si em tudo o que fazem.

Publicidade

“Esse movimento é estimulado nos nossos cursos. Oferecemos mentoria para abrir as possibilidades dos alunos”, diz Juliana Fatima Chaves, professora da Escola de Humanidades da Unisinos.

Mais informações sobre os cursos da Unisinos podem ser acessadas no site.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.