Aplicação prática da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos promove ações de desenvolvimento para o Brasil

Com mais de vinte projetos em parceria com entidades públicas e privadas, instituição contribui com o avanço da sociedade e incrementa formação dos alunos

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A busca por estabelecer soluções diante de uma complexidade do mercado, para além da teoria, é um dos principais motivos que levam profissionais de sucesso a complementarem a formação inicial das suas carreiras. Na Escola de Gestão e Negócios da Unisinos (EGN), a parte prática da educação é prioridade desde os cursos de os cursos de graduação e Pós-graduação em nível de especialização ou de mestrado e doutorado. Uma das frentes para impulsionar esse processo é aproximar os estudantes dos desafios reais enfrentados no mercado de trabalho.

Para promover ainda mais essa relação, a EGN cultiva uma rede de parcerias com grandes empresas, associações e órgãos como Apex-Brasil, Sebrae-RS e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

“Proporcionamos aos alunos a possibilidade de participar de projetos de grande amplitude”, diz Ivan Lapuente Garrido, Decano da EGN. “Ao promover a otimização da gestão pública e privada, essas ações visam impactar de maneira positiva o desenvolvimento das comunidades não só na região Sul, mas em todo o país”.

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Desenvolvimento social no radar

Hoje, mais de 20 projetos estão em andamento no Instituto de Pesquisa e Mercado da Unisinos (IPM) e no Centro de Inteligência Competitiva (CEI). “Promovemos estratégias de desenvolvimento regional, que em muitos casos são replicadas para todo o país pelos nossos parceiros”, afirma Marcelo Jacques Fonseca, Coordenador do Mestrado e Doutorado Profissional na EGN e coordenador do IPM.

Uma das principais ações coordenadas por ele e sua equipe acontece desde 2019 em parceria com o Sebrae/RS, no âmbito do ‘Programa Líder’, do Sebrae nacional. A meta é produzir embasamento técnico para que as prefeituras de municípios do Rio Grande do Sul possam traçar planos estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo.

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O projeto reúne estudantes e pesquisadores da EGN com profissionais de gestão, design e comunicação. O grupo interdisciplinar promove estudos que identificam oportunidades e potencialidades no turismo das cidades. O resultado dos trabalhos é compartilhado em  workshops para empresários, moradores e prefeituras.

“Notamos que essas informações melhoram a autoestima dos moradores e pequenos empresários das regiões mais subdesenvolvidas. Observamos que muitas dessas pessoas nunca tinham sequer considerado que a riqueza natural e cultural da sua cidade poderiam interessar pessoas de fora”, conta Fonseca.

Para além da percepção positiva da sociedade e da iniciativa privada, os estudos já embasaram o plano municipal de turismo de dezenas de municípios. O sucesso do projeto fez com que o Sebrae escolhesse a Unisinos para mensurar os resultados do ‘Programa Líder’ em todo o país.

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Visão para além das fronteiras

A Escola de Gestão e Negócios da Unisinos (EGN) é a única no Sul do país e a quarta do Brasil a receber o selo de excelência da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), uma das mais importantes acreditadoras do mundo para a área de negócios. A avaliação internacional considera, inclusive, os projetos promovidos pelos núcleos de excelência como pontos importantes no processo de acreditação.

O Centro de Inteligência Competitiva (CEI) coordena, hoje, 11 projetos. Um dos mais importantes é desenvolvido há três anos em parceria com a Apex-Brasil no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O objetivo é colocar os alunos em contato com os desafios de empresas que estão dando os primeiros passos nas vendas externas ou que buscam aumentar as exportações.

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“Os estudantes analisam os casos e apresentam um plano de ação, que é validado por profissionais técnicos”, diz Camila Flores Orth, professora da Escola de Gestão e Negócios e uma das líderes do projeto.  A ação já impactou mais de 300 empresas que, juntas, realizaram exportações que ultrapassaram US$ 50 milhões. “Apoiamos especialmente o estudo que define o mercado-alvo de cada negócio”, diz Camila.

O CEI também mantém parcerias de longa data com diversas entidades, como a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Com a CNA, o trabalho em conjunto se traduziu em um importante estudo de oportunidades com o intuito de contribuir para aumentar as exportações para o Reino Unido depois do Brexit, em 2020.

“Diante das mudanças tarifárias com a saída do país da União Europeia, criamos uma metodologia para identificar quais produtos poderiam passar a ser vendidos para o Reino Unido”, diz Marcos Tadeu Lelis, professor da Escola de Gestão e Negócios e coordenador do CEI.

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“Iniciativas como essa permitem que os alunos entrem em contato direto com questões do setor produtivo. Além disso, os dados que produzimos também embasam a estratégia de grandes companhias do país”, diz Lelis.

Mais informações sobre os cursos e as parcerias da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos podem ser acessadas no site.

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