Oferecido por

O que é o ‘ensino por competência’ e suas vantagens para a pós-graduação

Business School São Paulo traz pioneirismo no modelo pedagógico por meio das nano degrees e parcerias com instituições da Alemanha e dos EUA

MoneyLab

Publicidade

Há alguns anos, no contexto global, o ensino tradicional organizado por disciplinas dá espaço para outro sistema: o de competências. Nesse modelo, o aluno tem acesso a um conjunto de bases teóricas que possibilitam a aquisição de conhecimentos em áreas específicas. Os saberes podem ser aplicados em diferentes contextos, como projetos, resolução de desafios corporativos e nas relações interpessoais.

No Brasil, a Business School São Paulo (BSP) – segmento da educação executiva em Negócios da Universidade Anhembi Morumbi – é pioneira em implementar o ensino por competências em todos os seus cursos.

“Há 28 anos, fomos pioneiros ao lançar o primeiro MBA executivo do país 100% em inglês. Agora, trilhamos um novo caminho ao implementar esse novo modelo pedagógico”, diz Ricardo Rios Cavalini, gerente de Educação Continuada da BSP. “A combinação de conhecimentos, recursos, atitudes, valores e habilidades facilitam a aplicação dos conteúdos na prática. Esse é o nosso objetivo”, afirma.

Continua depois da publicidade

Educação de vanguarda

A mudança segue o formato de ensino da Ânima Educação, que adquiriu em 2021 os ativos do grupo norte-americano Laureate, o que inclui a BSP. “A Ânima tem um modelo pedagógico próprio, que segue as formas trabalhadas no exterior”, diz Cavalini.

Com cursos voltados para três áreas estratégicas – Gestão e Analytics, Finanças e Banking, e Liderança – a BSP divide a grade curricular em oito competências. Cada curso tem uma grade de 8 nanodegrees. Cada nanodegree dá um certificado e, ao final do curso, é gerado o certificado de Pós-Graduação.

Publicidade

As competências dialogam sempre com casos práticos do mercado. “A partir da parceria com empresas de diversos segmentos, conseguimos colocar os alunos em contato com desafios corporativos de diferentes áreas. Muitas vezes, as companhias parceiras nos trazem questões reais que são solucionadas em sala de aula”, conta Cavalini.

Internacionalização em foco

A BSP fechou neste ano duas importantes parcerias com instituições estrangeiras: a alemã Munich Business School e a norte-americana Florida International University. Os alunos, portanto, contam com dupla certificação internacional.

Continua depois da publicidade

As aulas dos módulos internacionais são ofertadas em inglês na sede da escola, que fica localizada dentro da Universidade Anhembi Morumbi, na Avenida Paulista, em São Paulo. Já o conteúdo técnico é disponibilizado em português no ambiente digital.

Durante as aulas, os professores estrangeiros priorizam a partilha de modelos de negócios e as diversas maneiras de negociar praticadas nos Estados Unidos e na Europa. “A ideia é que os executivos passem a ter um novo olhar novo sobre questões do dia a dia e possam adaptar os saberes para o mercado brasileiro”, afirma Cavalini.

Outra vantagem dos módulos internacionais, apontada por Cavalini, é a oportunidade de o aluno mensurar a possibilidade de internacionalizar a carreira. “Ao oferecer esse contato com a cultura de negócios de outros países, os alunos podem avaliar de maneira assertiva se a carreira internacional é uma opção real e quais são as habilidades que precisarão desenvolver para chegar a esse objetivo”, diz.

Publicidade

Flexibilidade de Horário

A flexibilidade de horário e a facilidade em acompanhar as aulas sem sair de casa são  vantagens importantes dos cursos a distância. No entanto, o contato menos frequente com professores e colegas acaba sendo um ponto insuficiente para parte dos alunos.

A partir dessa premissa, a BSP desenhou os cursos de maneira híbrida: 60% do conteúdo é estudado a distância e 40% presencialmente. As aulas ocorrem semanalmente às quartas ou quinzenalmente, aos sábados.

Mais informações sobre os cursos da Business School São Paulo podem ser conferidos no site.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.