O que determina o sucesso na apresentação do trabalho de conclusão de curso?

Escolher bem o orientador e a banca, bem como ter segurança no tema apresentado, são pontos importantes

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O que determina o sucesso na apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), exigido ao término da graduação? Na opinião da vice-diretora da FEA (Faculdade de Economia e Administração) e professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Elisabete Adami, a resposta seria a segurança no conteúdo.

“O primeiro fator fundamental é o aluno ter segurança sobre o trabalho que fez. O grande erro é não conhecer bem o tema”, afirmou.

Orientador

De acordo com Elisabete, se há uma falha no momento da apresentação do trabalho, a culpa também é do orientador, que não cobrou dos alunos a discussão sobre o tema, para que eles desenvolvessem de forma mais clara e objetiva. Para a professora, 80% do sucesso da apresentação do TCC são responsabilidade do orientador.

Continua depois da publicidade

“Quando oriento, faço com que os alunos treinem, com que respondam perguntas difíceis. Faço o papel do advogado do diabo. Eles enfrentam tantas dificuldades no processo que já vão preparados para a banca”, disse.

Por isso, é preciso saber escolher bem o orientador. Os principais quesitos a serem analisados nesse momento são o conhecimento que ele possui do tema que será tratado e também de metodologia de trabalho, já que ela pesa bastante na nota final.

Banca

Na escolha da banca, esses mesmos quesitos devem ser considerados. Em relação ao comportamento do aluno, nesse momento, confira as orientações dadas pela professora:

Continua depois da publicidade