O que avaliar antes da mudança de carreira?

Atente às suas habilidades, pois a escolha por atividades parecidas com a que você exerce facilitarão muito; pense no seu salário e reflita bastante

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A mudança de carreira é um passo bastante importante na sua vida, já que leva em consideração seus horários, que também poderão mudar; sua família, que poderá ser agradada ou não; e seus rendimentos, que podem diminuir.

Apesar de tudo isso, este é o momento certo para se mudar de carreira, já que estamos no início do ano e muitas empresas recrutam neste período. No entanto, vale a pena atentar às dicas abaixo para ver se a mudança vale a pena.

Pense na mudança e no salário

Ao mudar de carreira, muitas pessoas pensam em uma volta de 180 graus, ou seja, em mudança total, com uma atividade que não tem nada relacionado com o que exerce. Entretanto, um giro deste nível pode implicar na volta aos estudos. Afinal, como você exercerá outra atividade com sucesso sem nenhum aprendizado teórico?

Aprenda a investir na bolsa

Além de ser uma alternativa cara, você ainda ocupará um cargo menor quando iniciar a nova carreira. Normalmente, o empregador não lhe pagará por aqueles 15 anos de experiência como gerente em outra área. Você consegue viver sem seu salário?

O melhor, neste caso, é pensar em uma mudança não tão brusca, mas na qual você poderá aplicar as habilidades de seu emprego atual.

Atente às suas habilidades

Pense em todas as habilidades que possui. Para um jornalista, por exemplo, que é o profissional que usa palavras para contar histórias, esta habilidade pode ser usada em uma companhia de produção televisiva.

Depois disso, analise suas preferências: você trabalha melhor em lugares agitados ou onde é possível realizar uma atividade de cada vez? Você gosta da energia das outras pessoas ou prefere trabalhar sozinho?

Estes aspectos farão com que você analise se a mudança será vantajosa. É bom que você saiba das habilidades e do estilo do novo trabalho, para que não diga nenhuma besteira quando for a uma entrevista ou dinâmica.

Reflita antes da decisão

As pessoas costumam mudar de carreira da maneira errada. Elas acabam por ver qual a atividade está mais rentável e simplesmente mudam. No entanto, o que deve ser levado em consideração, num primeiro momento, é o que você quer.

PUBLICIDADE

Pergunte-se: quais são minhas maiores habilidades? O que eu sei sobre a nova atividade? O que eu quero saber sobre ela?

Depois disso, seus medos começarão a aparecer. Neste momento, se você não tiver em mente o que irá fazer, se não souber se está preparado nem tiver certeza de que está fazendo a coisa certa, não conseguirá convencer o empregador.