não foi só sorte

O que 5 jovens bilionários têm a ensinar sobre o sucesso

O site Inc. compilou algumas lições de cinco jovens bilionários sobre como ter sucesso na carreira e alcançar a riqueza (com o próprio esforço)

SÃO PAULO – Eles conquistaram fortunas e revolucionaram o mercado mundial – com menos de 40 anos de idade. Drew Houston, co-fundador do Dropbox, Mark Zuckerberg e Dustin Moskovitz, fundadores do Facebook, por exemplo, não contaram com a sorte para conquistar seu primeiro bilhão de dólares. Mas então, qual é o seu segredo?

O site Inc. compilou algumas lições de cinco jovens bilionários sobre como ter sucesso na carreira e alcançar a riqueza (com o próprio esforço). Está curioso? Confira abaixo quais são elas:

Drew Houston, co-fundador do Dropbox
“Não se preocupe com o fracasso, você só precisa estar certo uma vez”, disse Houston. E ele deve saber do que está falando. Aos 30 anos, o empresário da internet tem uma fortuna avaliada em US$ 1,2 bilhão, de acordo com a Forbes.

PUBLICIDADE

Em seu discurso no MIT, o jovem empresário disse que a chave do sucesso, além de trabalhar duro e encontrar seu talento, é cercar-se de pessoas inspiradoras. “Dizem que você se torna a média das cinco pessoas com quem você passa mais tempo”, discursou Houston. “Se eu não tivesse conhecido Adam, eu não teria conhecido meu co-fundador incrível, Arash, e não existiria Dropbox. Uma coisa que aprendi é cercar-se de pessoas inspiradoras é tão importante quanto ser talentoso e esforçado.”

Anton Kathrein Jr., Kathrein-Werke AG
Anton Kathrein Jr. nem chegou aos 30 e já está no comando de uma das maiores e mais antigas empresas de telecomunicações do mundo, a Kathrein-Werke AG. Fundada pelo seu avô em 1919, a empresa tinha como presidente o pai de Anton até sua morte súbita e prematura em 2012. Kathrein Jr. teve de assumir a empresa no valor de US$ 1,8 bilhão aos 27 anos. Ele manteve a confiança do conselho da empresa e investidores e a empresa passou ilesa por essa transição.

Anton teve de ser resiliente para ter sucesso em tal adversidade, particularmente depois de sofrer uma tragédia pessoal.

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook
Um dos jovens mais ricos do mundo, Zuckerberg sabe como ninguém como as tendências mudam em segundos. O que está acontecendo hoje, pode não acontecer amanhã e certamente não acontecerá nos próximos meses. O seu segredo foi apostar na agilidade da troca de informações para garantir seu negócio. Decisões são tomadas na mesma velocidade destas mudanças, e o resultado é o que vemos hoje.

Dustin Moskovitz, co-fundadr do Facebook e Asana
Moskovitz ajudou Mark a criar a rede social mais acessada do mundo, o Facebook, em seu dormitório de Harvard. “Não há uma idealização de ser um empreendedor, mas o importante é ter uma ideia realmente grande”, disse ele.

Grandes ideias, aliás, são a chave para o sucesso de Moskovitz. Depois de sair do Facebook e deixar Harvard, o jovem virou co-fundador da Asana, um software de colaboração e produtividade. Além de apostar nas suas ideias, ele também é investidor anjo de várias startups.

PUBLICIDADE

Perenna Kei, Logan Property Holdings
A chinesa Perenna Kei se tornou a mais jovem bilionária do mundo neste ano, aos 24 anos, de acordo com a Forbes. Kei controla a companhia fundada por seu pai. Pós-graduada em economia pela Universidade de Londres, a chinesa é a prova viva de que investir em educação e trabalhar duro ainda pode ser um bom caminho.