O maior erro cometido por pessoas de sucesso em seus currículos

Especialista leu mais de 4 mil currículos antes de chegar a essa conclusão

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O currículo é a porta de entrada para vagas de emprego, seja qual for a posição almejada. E mesmo entre as pessoas melhor qualificadas do mundo, esse documento nunca é perfeito, de acordo com a especialista Amy Adler, mestre em currículos, treinamento de gestão e estratégia de carreira.

Ao Business Insider, Amy, que já leu mais de 4 mil currículos, disse que existe um erro que a maioria dos executivos com as melhores qualificações do mercado costumam cometer nesse sentido.

“É impressionante como esses currículos não demonstram o sucesso dessas pessoas no contexto das necessidades do gestor de contratação”, conta a especialista ao site.

Continua depois da publicidade

Embora muitas vezes essas pessoas tenham carreiras bem-sucedidas e boas experiências, elas costumam fazer descrições auto centradas, porque isso é mais fácil. O problema é que isso, segundo Amy, não ajuda no longo prazo.

A dica, portanto, é que as pessoas sempre façam versões dos currículos depois de pesquisar as necessidades do papel a que estão concorrendo e que podem exercer no futuro. O responsável pelas contratações não deve ter o trabalho de imaginar onde esse profissional deve se encaixar dentro da empresa.

Em outras palavras, contar a sua trajetória profissional e as conquistas que teve ao longo da carreira é importante, mas conseguir alocar as habilidades adquiridas durante essas experiências em futuros papeis a serem desempenhados é ainda mais.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney