O corpo fala: linguagem não verbal também é importante em entrevistas de emprego

Desviar os olhos ou não encarar o interlocutor, por exemplo, podem denotar falta de interesse do candidato

Publicidade

SÃO PAULO – Um desviar de olhar, um aperto de mão ou mesmo um balançar de pés ou joelhos podem prejudicar a avaliação de uma pessoa que está passando por uma entrevista de emprego. Ao menos esta é a percepção da coach, psicóloga e diretora do Bem-estar Desenvolvimento Humano, Daniela Zanuncini.

Já para a diretora de projetos do Grupo Foco, Fabiana Morgado Gabrielli, a importância da linguagem não verbal em um processo seletivo irá depender do perfil do entrevistador e da empresa que está contratando.

“Ela não é eliminatória, mas pode demonstrar estresse, nervosismo e até o nível de interesse do candidato. A expressão também mostra como a pessoa lida com a própria energia, a do ambiente e a das outras pessoas. Por fim, quanto mais confortável o candidato estiver, maior segurança e maturidade para a vaga ele mostrará”, diz Fabiana.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os sinais
De acordo com Daniela, 93% da capacidade de comunicação do ser humano é corporal, sendo que os gestos respondem por 55% deste percentual. Dessa forma, algumas atitudes não são bem-vindas em uma entrevista de emprego. Como exemplo, ela cita o caso do candidato que esquece o celular ligado.

“Esquecer o celular ligado é chato, mas só mostra que a pessoa é desatenta. Contudo, se, ao tocar o celular, em vez de a pessoa desligar rapidamente e se desculpar pela gafe, ela olhar para ver quem está ligando, o entrevistador pode entender como falta de interesse pela vaga”.

Por outro lado, alerta a consultora, “é importante salientar que não é um gesto isolado e, sim, um conjunto de gestos em um determinado contexto que vai dizer algo ao interlocutor”. Dito isso, seguem abaixo alguns sinais e seus possíveis significados:

Continua depois da publicidade

 E o entrevistador?
Segundo as especialistas, geralmente, os entrevistadores são pessoas treinadas para não demonstrarem empatia ou antipatia pelo candidato.

Entretanto, se no decorrer da entrevista a conversa ficar mais descontraída, o entrevistador sinalizar com sorriso ou balançar a cabeça positivamente, esses são bons sinais. Em contrapartida, se houver uma torcida de lábios, se a pessoa estiver sentada e jogar o corpo para trás ou olhar por cima dos óculos durante a conversa, é melhor ligar o sinal de atenção.