O clima esquentou? 5 dicas para lidar com um namoro no trabalho

A probabilidade de acontecer um romance no escritório é muito grande. Saiba lidar com essa situação

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com uma pesquisa anual do CareerBuilder.com, 39% dos trabalhadores já tiveram um relacionamento com um colega e 30% destes entrevistados se casaram. A probabilidade de acontecer um romance no escritório é muito grande.

Porém, a política de algumas empresas não permite que você tenha um relacionamento com um colega de trabalho, o que implica em uma série de preocupações e estresse desnecessários. Se você se encontra em uma situação como essa, veja como lidar com chefes e colegas de trabalho:

1. Tente manter o relacionamento privado: você realmente não quer que os altos e baixos do seu relacionamento sejam questões para discussão pública. A dica é manter esse relacionamento em segredo, até que você esteja seguro para assumir seu romance e arcar com as consequências.

Continua depois da publicidade

2. Quando estiver no trabalho, foque no trabalho: uma coisa é certa, ninguém vai se opor ao seu relacionamento se o seu profissionalismo for ininterrupto. Em outras palavras, não misture a sua vida pessoal com a profissional.

3. Não minta: se esforçar para manter um romance privado pode ser complicado, mas mentir sobre o relacionamento provoca mal-estar com os chefes e colegas depois. Quando perguntarem seja honesto e diga a verdade.

4. Nunca saia com o patrão: neste caso, as questões de poder são muito complicadas. Pode haver alguma desconfiança por parte dos outros colegas e isso só vai prejudicar a sua carreira e relacionamento. Se ele ou ela é o amor de sua vida, a melhor opção é mudar de emprego.

5. Não se esqueça da sua vida: você vai passar muitas horas do seu dia com essa pessoa e isso pode acabar sendo tedioso. Por isso é importante que você tenha uma vida fora do ambiente de trabalho.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.