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SÃO PAULO – As empresas estão antecipando as contratações de 2011, elevando as oportunidades para executivos. Somente em novembro, houve uma elevação de 27,44% no número de vagas disponíveis para esses profissionais, frente ao mesmo mês de 2009.
Na comparação com outubro, a elevação foi de 6,33%. Segundo levantamento realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, foram ofertadas 2.164 vagas no mês passado, contra as 2.035 novas oportunidades geradas no décimo mês do ano.
“O cenário político para os próximos anos já está definido, e as empresas estão antecipando as contratações para iniciar 2011 com o quadro de funcionários em ordem”, afirmou, por meio de nota, o presidente da Ricardo Xavier, Hélio Terra.
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Ele explica que a antecipação das contratações deve-se à demora nesse tipo de processo de seleção. “O processo de recrutamento e seleção de cargos mais estratégicos demanda tempo. Por isso, as companhias já deram início à busca por esses profissionais”, completou.
Do total das novas vagas, 79,3% foram oferecidas por empresas nacionais.
Engenharia no topo
Mais uma vez, áreas relacionadas à Engenharia foram as que mais abriram vagas em novembro, representando 13,1% do total de novas oportunidades do mês. A área Comercial ficou em segundo lugar, com 11,6% das vagas.
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As áreas Financeira e Administrativa ofereceram 6%, cada uma, do total de oportunidades do último mês. Para a área Industrial, o número de vagas abertas representou 5,7% do total.
Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia da Informação, Contabilidade e Compras e Suprimentos ofereceram 5,5%, 4,2%, 3,7%, 3,1% e 2,8% do total das novas oportunidades de novembro, na ordem.
Profissionais mais procurados
A pesquisa ainda mostra quais foram os profissionais mais procurados em novembro. Seguindo a oferta de vagas por área, os profissionais de engenharia foram os mais requisitados no mês passado, uma vez que 24,39% do total das oportunidades eram destinadas a eles.
No mês, ainda se destacaram os profissionais de Administração (10,63%), Ciências Contábeis (5,94%), Economia (3,43%), Propaganda/Publicidade e Marketing (2,80%) e Psicologia (1,77%).