Número de anúncios para executivos em jornais permanece modesto em julho

No mês, foram publicadas 72 ofertas de emprego, contra 71 oportunidades do sexto mês do ano, revela pesquisa

SÃO PAULO – Continuando a série de resultados modestos, em julho, os executivos disponíveis no mercado ou aqueles que procuram recolocação para melhores empregos tiveram praticamente as mesmas oportunidades do mês anterior, para encontrar novas vagas, por meio dos principais jornais do estado de São Paulo.

No mês passado, foram publicadas 72 ofertas de emprego para executivos, ante as 71 oportunidades do sexto mês do ano. Com isso, a média semanal de anúncios publicados continuou a mesma nesses dois meses (18). Os dados fazem parte da pesquisa Impex, da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos.

Segundo a análise dos consultores da Laerte Cordeiros, embora poucos acreditem numa recuperação, na qual seria possível alcançar o mesmo número de oportunidades registrado no ano passado, pode ser que nos meses chamados úteis do segundo semestre (agosto, setembro, outubro e novembro) haja alguma reação, uma vez que a crise perdeu força na mídia e pode ser que o País esteja mais distante de problemas graves em âmbito econômico.

PUBLICIDADE

Porém, se as oportunidades de emprego não começarem a surgir rapidamente, o ínicio do próximo ano será difícil para quem deseja uma recolocação.

Mais procurados

Os executivos mais procurados no mês passado foram os de Marketing/Vendas, com 37% da oferta total de vagas; seguidos pelo segmento de Produção/Técnica (28%); Serviços Internos, que engloba os departamentos de TI (Tecnologia da Informação), RH (Recursos Humanos), Jurídicos e outros, com 16%; Finanças/Controle (16%) e Gerência Geral (3%).

Com relação aos cargos, no sétimo mês deste ano, os executivos mais procurados foram os: diretores/ gerentes comerciais; diretores/gerentes de vendas; gerente de produção; diretores/gerentes industriais; diretores/gerentes de recursos humanos; gerentes de logística e compras; gerentes de qualidade e gerentes de manutenção.

Setores

A indústria ofereceu o maior número de vagas de emprego para executivos em julho (65%). A seguir, aparecem Serviços (31%) e Comércio (4%). Já o setor bancário não publicou nenhum anúncio de emprego no mês de análise, segundo a Laerte Cordeiro Consultores.

As empresas que mais ofereceram emprego para executivos, em julho, foram as de Engenharia, Autopeças, Produtos de Consumo de Massa, Máquinas e Equipamentos, Química e de Comércio.