Educação

Número de alunos no ensino superior cresceu 5,7%, mostra MEC

No período 2010-2011, a matrícula na rede federal de ensino cresceu 10%, somando mais de 1 milhão de alunos.

SÃO PAULO –  O total de matriculados no ensino superior no Brasil cresceu 5,7% no período 2010-2011. Os dados do Censo da Educação Superior apresentado pelo MEC (Ministério da Educação) mostram que atualmente há 6,73 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação.

No período 2010-2011, a matrícula na rede federal de ensino cresceu 10%, somando mais de 1 milhão de alunos. Atualmente, são 59 universidades federais e a previsão do governo federal é que até 2014 o Brasil tenha 63 instituições, com 321 campi distribuídos em 272 municípios.

Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, as políticas de indução, como o ProuNi (Programa Universidade para Todos), o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão de Universidades Federais), sustentam as taxas de crescimento na educação superior.

PUBLICIDADE

Cotas 
Os dados do Censo da Educação Superior mostram que o percentual de pretos e pardos, entre 18 e 24 anos, que concluíram o ensino superior evoluiu de 1,8% para 8,8% e de 2,2% para 11%, respectivamente.

“Este número ainda é baixo, mas vai melhorar com a política de cotas. Uma década é um prazo razoável para diminuir a desigualdade”, destacou Mercadante, referindo-se à lei de cotas, que reserva 50% das matrículas em universidades federais e institutos federais de ciência e tecnologia para estudantes oriundos de escolas públicas, com baixa renda, além de pretos, pardos e indígenas.