Novo site do Dieese permite comparar salários e condições de trabalho

O objetivo é aumentar a transparência do mercado de trabalho e fornecer subsídios ao movimento sindical brasileiro

SÃO PAULO – Você quer saber se o seu salário está de acordo com sua categoria? Ou ainda, quanto ganham as celebridades? No site www.meusalario.org.br, o novo portal do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), é possível obter estas e outras informações.

A página foi lançada na última quinta-feira (05) e faz parte das comemorações dos 50 anos do Dieese. Nela, o trabalhador pode fazer comparações sobre sua remuneração e condições de trabalho, pois obtém indicações dos salários praticados no mercado nacional, para uma pessoa com o mesmo perfil, a partir do fornecimento de características profissionais.

Transparência

O projeto é direcionado a trabalhadores, sindicalistas, negociadores, entidades de pesquisa e organizações internacionais envolvidas com o tema. O objetivo é aumentar a transparência do mercado de trabalho e fornecer subsídios ao movimento sindical.

PUBLICIDADE

O projeto Wage Indicator (verificador salarial) foi iniciado na Holanda em 2000 e já está presente em 17 países (Holanda, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Hungria, Itália, Espanha, Polônia, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Coréia do Sul, África do Sul, Índia, México, Argentina e Brasil).

Além do Dieese, seis centrais sindicais (CAT – Central de Apoio ao Trabalhador; CGT – Confederação Geral dos Trabalhadores; CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; SDS – Social Democracia Sindical e Força Sindical) estão envolvidas no projeto.

Informações do Rais e do Caged

Inicialmente, a base do site é constituída pelas informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado), que informam os salários médios de cada ocupação.

À medida que os trabalhadores forem incluindo seus dados, as informações serão usadas para fazer a comparação de salários no Brasil. Futuramente, cada país envolvido no projeto utilizará sua base de dados e fornecerá informações que permitirão comparações.

Além de fornecer suas características profissionais, o visitante também pode responder a um outro questionário, que servirá como base de dados para a comparação com a realidade dos vários países participantes.