Novo site da Unafisco calcula quanto é pago a mais de Imposto de Renda

Na página, um programa calcula a perda a partir dos dados fornecidos pelo contribuinte e da inflação acumulada pelo IPCA

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quer saber quanto você paga a mais de Imposto de Renda? O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) lançou, na última terça-feira (18), um site www.correcaodatabela.com.br onde o contribuinte pode calcular quanto paga a mais de IR.

Na página, um programa calcula a perda a partir dos dados fornecidos pelo contribuinte e da inflação acumulada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado), além de descontar as correções já feitas.

Do meio-dia às 17 horas, o site já havia sido procurado por 200 pessoas. “Queremos conscientizar o contribuinte e despertar nele o sentimento de indignação. A idéia é que as pessoas percebam que estão pagando demais e se mobilizem”, informou o presidente do sindicato, Carlos André Nogueira.

Correções insuficientes

Aprenda a investir na bolsa

A tabela do Imposto de Renda deixou de ser corrigida anualmente em 1996. Houve atualização em 2002, de 17,5%, e em 2005, de 10%. Neste ano, ainda tramita no Senado a Medida Provisória 281, de fevereiro, que reajustou a tabela em 8%.

De acordo com os cálculos do Unafisco, mesmo com esses reajustes, existe uma defasagem de 46,84%. O sindicado defende que as três correções feitas até agora são insuficientes e não correspondem à inflação desde 1996.

“A partir do momento em que as pessoas percebam o tamanho da perda, temos certeza de que elas vão protestar. É uma maneira de sensibilizar os senadores para que peçam um reajuste maior”, concluiu o presidente da entidade.