Novo no ambiente de trabalho? Veja atitudes que devem ser evitadas

De acordo com especialistas, no primeiro momento, o melhor é observar e manter uma postura de cautela

SÃO PAULO – Mudar de emprego é, na maior parte dos casos, um momento que traz novas perspectivas, uma oportunidade de fazer diferente e evoluir na carreira. Contudo, alertam especialistas consultados pelo portal InfoMoney, algumas atitudes tomadas logo nos primeiros dias podem “queimar o filme” do profissional na nova empresa.

De acordo com o diretor de projetos da Bazz Estratégia e Operação de RH (Recursos Humanos), Edvaldo Rodrigues, neste momento, o melhor a fazer é manter uma postura de cautela, observando o ambiente, a postura dos colegas e da chefia.

A gerente executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Priscilla Telles, concorda e afirma: “o momento é de observação”.

PUBLICIDADE

Atitudes
Abaixo algumas atitudes que devem ser evitadas nos primeiros dias em um novo emprego:

1 – Arrogância. Em nenhum momento ser arrogante é aconselhável, porém, nos primeiros dias em uma nova empresa, a atitude pode causar antipatia nos colegas e o sentimento, muitas vezes, é irreversível.

2 – Falar demais. Falar demais ou ser extrovertido demais também pode ser complicado, visto que a pessoa ainda não conhece os costumes da empresa. Neste caso, reforçam os especialistas, vale o conselho anterior: observe!

3 – Fazer-se de íntimo. A intimidade é algo que acontece com o tempo, por isso, no ambiente de trabalho, é perigoso forçá-la, pois a atitude pode deixar o novo profissional com fama de chato. Assim, ressalta Priscilla, espere um pouco para adicionar os novos colegas em redes sociais, especialmente naquelas que não são exclusivamente para assuntos profissionais.

4 – Falar mal da empresa anterior. Evitar falar mal da empresa anterior, dos antigos colegas e do chefe é um conselho clássico entre especialistas em carreiras. E o fato é que realmente pega mal, já que gera dúvidas sobre o caráter do novo companheiro de trabalho.

5 – Opinar demais. Seja em reuniões da empresa, seja em momentos informais com os colegas, evite opinar demais enquanto estiver conhecendo a empresa , pois isso pode gerar conflitos. Evitar conflitos nesta fase, destaca Rodrigues, é essencial, visto que sempre existe resistência ao novo.

PUBLICIDADE

6 – Revelar planos. Chegar à nova empresa revelando seus planos de carreira é inconveniente. A atitude, dizem os especialistas, assusta os novos colegas e planta a seguinte dúvida: “o que esta pessoa é capaz de fazer para atingir tal objetivo?”

7 – Não fale da estrutura da empresa. Chegou à nova empresa e achou que a estrutura e equipamentos ficam aquém do ideal? Não reclame, diz Rodrigues. Espere o momento oportuno e somente sugira algo depois que tiver certeza de que está falando com a pessoa certa. Além disso, lembra, em hipótese alguma compare a empresa atual com outras.