Novas medidas podem facilitar conquista do primeiro emprego. Aproveite!

PL acaba com exigência de experiência e ministro pretende celebrar acordos; procure seu diferencial e saia na frente

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As pessoas que buscam o primeiro emprego, principalmente os mais jovens, passam por sérias dificuldades para conquistá-lo, principalmente devido à falta de experiência que possuem na área em que desejam atuar. Este quadro, porém, pode ser revertido, tanto pelo profissional, que deve buscar um diferencial, quanto por medidas governamentais.

Segundo o substitutivo PLC 41/06, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na quarta-feira (16), os empregadores não podem exigir comprovação prévia de experiência por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade.

Experiência profissional

De acordo com o autor do projeto, deputado Inocêncio Oliveira, a exigência da experiência tem sido uma barreira para o funcionamento socialmente justo do mercado de trabalho, trazendo prejuízos ao país.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, ele disse à Agência Senado que os jovens são os mais prejudicados, já que se iniciam no mercado de trabalho apenas com sua formação escolar, técnica e acadêmica, o que inviabiliza sua habilitação na vaga mais adequada.

Convênios acadêmicos

Também aos jovens serão direcionadas medidas do ministro Carlos Lupi (Trabalho e Emprego). Segundo ele, em sua gestão, serão celebrados convênios com universidades, governos municipais e estaduais e com empresas para capacitação e qualificação profissional, especialmente dos jovens.

“Com esse sistema, a mão-de-obra formada já tem emprego certo nas empresas de determinada região, possibilitando a criação de trabalho qualificado, com melhores salários”, disse.

Especialização

Diante dessas novas aberturas no mercado de trabalho, cabe à pessoa que procura o primeiro emprego tomar atitudes que aumentem as possibilidades de seu ingresso. A primeira delas é compensar a falta de experiência com a atualização constante, por meio de cursos, palestras e eventos.