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Em carreira

6 regras para aumentar sua produtividade, segundo Elon Musk

Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, enviou um email aos seus funcionários nesta semana

Elon Musk
(Reprodução/YouTube)

SÃO PAULO - Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, enviou um email aos seus funcionários na terça-feira (1) com regras bastante claras e diretas sobre como eles devem se comportar no dia a dia da corporação para tornar o trabalho mais eficiente e produtivo.

Veja as seis regras listadas no email de Elon Musk:

Evite reuniões longas demais
“As reuniões excessivas são a praga das grandes empresas e quase sempre pioram com o tempo. Por favor, desista de todas as grandes reuniões, a menos que esteja certo de que elas estão gerando valor para toda a equipe. Nesse caso, mantenha o mais curta possível”.

Fique atento à frequência das reuniões
“Livre-se também de reuniões frequentes, a menos que esteja lidando com um assunto extremamente urgente. A frequência das reuniões deve “se espaça” rapidamente quando a questão for resolvida”.

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Saia da reunião se perceber que está perdendo tempo
“Saia de uma reunião ou desligue o telefone assim que perceber que ficou óbvio que a conversa não vai levar a lugar nenhum. Não é rude sair, é rude fazer alguém ficar perdendo tempo”.

Atenção às siglas e às palavras sem sentido
“Não use siglas ou palavras sem sentido para objetos, software ou processos na Tesla. Em geral, qualquer coisa que exija uma explicação inibe a comunicação. Não queremos que as pessoas tenham que memorizar um glossário apenas para as suas funções na Tesla”.

Comunique-se diretamente - independentemente da hierarquia
“A comunicação deve fazer o caminho mais curto necessário para realizar seu trabalho, não através da ‘hierarquia de poder’. Qualquer gerente que tente impor a comunicação da ‘hierarquia de poder’ logo estará trabalhando em outro lugar. A maior fonte de problemas é a comunicação fraca entre departamentos. A maneira de se resolver isso é permitir o livre fluxo de informações entre todos os níveis. Se, para tratar de alguma coisa com os departamentos, um colaborador tiver que falar com seu gerente, que fala com um diretor, que fala com um vice-presidente, que fala com outro vice-presidente, que fala com um diretor, que fala com um gestor, que fala com alguém que está fazendo o trabalho real, então coisas muito burras vão acontecer. As pessoas devem falarem diretamente e fazer a coisa certa acontecer”.

Siga a lógica, não as regras
“Regra geral: escolha sempre o senso comum como guia. Se seguir a ‘regra da empresa’ é obviamente ridículo em situações particulares, de tal forma que seria uma grande caricatura, então a regra deveria mudar”.

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