Renda mínima: Elon Musk defende salários pagos pelo governo em entrevista

Em entrevista, fundador da Tesla afirma que a automação provavelmente não deixará outra opção

Paula Zogbi

Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) (Foto: Reprodução)

Publicidade

SÃO PAULO – Elon Musk é a favor de uma renda mínima paga à população pelo governo. Mais que isso, ele acredita que, em breve, não haverá outra opção além de fornecer esse salário.

Em entrevista à CNBC, o empresário fundador da Tesla e da SpaceX disse que a automação será responsável por criar essa necessidade. Conforme os robôs “roubarão” os empregos comuns, “as pessoas terão tempo para fazer outras coisas, coisas mais complexas e mais interessantes”.

Até agora, muitas funções em indústrias já são realizadas por máquinas, mas agora até mesmo o trabalho “criativo” está ameaçado. Empresas de mídia, por exemplo, já contam com a Inteligência Artificial para analisar comportamentos e escrever.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Renda mínima

Neste ano, a Suíça considerou instaurar um modelo de renda mínima, onde cada cidadão poderia receber um pagamento mensal de 2.500 francos suíços – estivessem ou não empregados. A proposta foi votada via referendo e rejeitada pela maioria da população, mas acendeu um debate mundial a respeito da implementação de medidas similares em outros países.

Para Musk, porém, isso não será uma opção no futuro, mas provavelmente a única saída. “Há uma chance bastante alta de acabarmos com uma renda básica universal”, disse ele na entrevista. “Não sei o que mais poderia ser feito. Acho que é isso que aconteceria”, concluiu.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney