Notas altas na escola resultam em salários maiores, diz estudo

Aumento salarial chega a 5% nos primeiros anos no mercado de trabalho

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Ter boas notas na escola resulta em um salário maior quando o jovem entra no mercado de trabalho. Foi o que revelou um estudo da Fundação Itaú Social.

O levantamento acompanhou as gerações nascidas entre 1977 e 1978 e 1987 e 1988 em três momentos da vida: na infância (4-5 anos de idade), na fase escolar (17-18 anos) e nos primeiros anos no mercado de trabalho (23-24 anos).

Os resultados indicam que um aumento de 10% na nota de proficiência em matemática faz com que o jovem ganhe 4,6% mais, cinco anos após a conclusão do ensino médio. Já o aluno que tem alta de 10% nas notas da matéria de português recebem um salário 5% maior no mesmo intervalo de tempo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Pesquisas já mostraram que anos de escolaridade impactam na renda futura dos brasileiros. Mas esse estudo mostra evidências de que não basta ficar na escola: a qualidade do que se aprende nela faz muita diferença no mercado de trabalho”, afirmou a gerente de educação da Fundação, Patricia Mota Guedes. Segundo ela, o estudo reforça a importância de políticas públicas que valorizem e apoiem cada vez mais o papel do professor.