Nos próximos dez anos, o mundo do trabalho irá mudar; confira as tendências!

De acordo com a Gartner, a natureza do trabalho irá testemunhar ao menos dez alterações essenciais até 2020

Publicidade

SÃO PAULO – O mundo de hoje está muito diferente do que há 20 anos e, tratando-se do mercado de trabalho, muitas coisas ainda devem mudar de maneira consistente daqui para a frente. De acordo com um estudo da consultoria Gartner, a natureza do trabalho irá testemunhar ao menos dez alterações essenciais até 2020. Em vista desse “cenário do futuro”, as companhias precisam já se planejar para lidarem com ambientes cada vez mais caóticos e fora de seu controle direto.

“O trabalho vai se tornar menos rotineiro, caracterizado por uma maior volatilidade, hiperconectividade e pelo trabalho em grupo”, afirmou o vice-presidente da Gartner, Tom Austin. Em 2015, pelo menos 40% do trabalho realizado em uma companhia não será rotineiro, ante a fatia de 25% prevista para 2010.

“As pessoas trabalharão muito mais em conjunto do que sozinhas. Elas irão se envolver com outras, com quem possuem menos vínculos, e as equipes vão incluir pessoas fora do controle da organização “, acrescentou. “Além disso, a simulação, visualização e tecnologias de unificação vão exigir uma ênfase sobre as novas habilidades de percepção”.

Continua depois da publicidade

Novos parâmetros corporativos
Na avaliação da Gartner, essas serão as dez mudanças mais radicais que as companhias de todo o mundo terão de aceitar – e se adaptar: