5 Dicas

No trabalho: veja como evitar distrações causadas pela tecnologia

Embora a tecnologia possa contribuir de diversas formas para a sua produtividade, suas distrações podem acabar gerando o efeito oposto

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Embora a tecnologia possa contribuir de diversas formas para a sua produtividade, suas distrações podem acabar gerando o efeito oposto. Redes sociais, vídeos, chats e e-mails são os principais inimigos da eficiência. Confira como evitá-los e desenvolva seus trabalhos com muito mais agilidade.

1. Limite a checagem de e-mails: não é culpa sua que as pessoas enviem e-mails a cada cinco minutos, mas é culpa sua olhá-los o tempo inteiro. A sua caixa de e-mails pode ser extremamente movimentada, mas só atrapalhará sua produtividade se você não souber se controlar. Limite um tempo para a checagem de e-mails. Pense em padrões como 10 minutos a cada duas horas, ou 5 minutos a cada tarefa concluída. Dessa maneira você aprende a priorizar atividades.

2. Não abra mais de três páginas: abrir uma série de abas, páginas e sites ao mesmo tempo pode atrapalhar a sua produção de diversas maneiras. Primeiro porque isso vai deixar o seu computador mais lento. Além disso, vai confundir você e obrigá-lo a dividir sua atenção em diversos “mini-pedaços”. Limite o número de abas abertas até no máximo cinco.

Aprenda a investir na bolsa

3. Use um programa de bloqueio de sites: se você é do tipo de não resiste à tentação de dar uma “olhadinha rápida” no seu Facebook, Twitter ou aquele vídeo no YouTube, a melhor solução pode ser bloquear esse tipo de site. Diversos programas permitem que você cancele o acesso a esses endereços durante um período de tempo determinado. Aproveite esse recurso para se dedicar exclusivamente às tarefas importantes.

4. Esqueça as mensagens instantâneas: uma vez que você bloqueou o acesso ao Facebook, já está livre de uma das principais distrações: o chat. Contudo, ainda há o GTalk, o Skype e até mesmo o MSN. Livrar-se de um e substituí-lo por outros similares vai manter sua produção estagnada. Seja honesto consigo mesmo: se você se perde fácil em conversas paralelas, ignore os programas de mensagens instantâneas. Talvez você precise se manter conectado por motivos de trabalho, mas, nesses casos, prefira o status ocupado ou mesmo ausente.

5. Agende períodos de descanso: as chances de se distrair com qualquer coisa – especialmente a tecnologia! – aumentam na mesma proporção que o seu tempo de trabalho. Quanto mais você trabalha sem intervalos mais a sua concentração vai embora. Por isso, uma boa saída é agendar períodos breves de descanso ao longo da sua rotina. Evite passar mais de uma hora e meia trabalhando sem parar.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia