Boa estratégia

No meio do caos, “Darth Vader” surge como candidato à presidência na Ucrânia

Trata-se de um cidadão ucraniano que ficou famoso nos protestos por discursar vestido como o famoso personagem de Star Wars

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A situação na Ucrânia é complicada. Com a queda do governo e a tomada da Crimeia pela Rússia, não se sabe – exceto que se terá uma eleição presidencial com 46 candidatos, a maioria inexpressivo. Um dos candidatos está registrado como Darth Vader, pertencente ao Partido Ucraniano da Internet. 

Trata-se de um cidadão ucraniano que ficou famoso nos protestos por discursar vestido como o famoso personagem de Star Wars. O personagem é tamanho que Vader anunciou sua candidatura ao lado de outros inúmeros personagens, como Stormtroopers, a tropa de choque do exército imperial no filme, e a Guarda Imperial, os seguranças de luxo dos líderes do Impéria. Havia até uma pessoa vestida de Chewbacca, o companheiro de Han Solo. 

A ideia não é ser eleito – isso seria impossível para uma “figura” como ele. É transmitir suas ideias de uma forma inovadora a ponto de ser ouvido, e é nesse momento em que se vestir como Darth Vader lhe torna relevante globalmente e sua mensagem pode ser transmitida. Vader pode ser de um partido minúsculo, mas obteve grande espaço na mídia ocidental por conta de seu vestuário. 

PUBLICIDADE

O pleito
12 candidatos já foram excluídos do pleito e apenas 7 estão confirmados. Dois favoritos já apareceram: o oligarca Petro Poroshenko, magnata do chocolate e Yulia Timoshenko, ex-primeira-ministra, figura pró-europa e um dos nomes-chave de todos os acontecimentos que ocorreram no país desde o início do ano. O pleito está marcado para o dia 25 de maio.