Negócios e etiqueta: veja dicas para lidar com os chineses

A rapidez com que se insere na economia global não fez a China deixar para trás tradições milenares

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Mercado em expansão, a China começa a despertar o interesse de empresas de todo o mundo. Mas a rapidez com que o país se insere na economia global não fez com os chineses deixassem para trás tradições milenares. Por isso, quem deseja fechar negócio com o gigante asiático deve tomar cuidado.

“Devido à rapidez com que os chineses se inserem no mercado mundial, a impressão é de que eles estão familiarizados com a cultura ocidental, mas é uma ilusão acreditar que a tradição deles não influencia os negócios”, afirmou a consultora de comércio exterior da Câmara Brasil-China, Suzana Bandeira.

Negócios com a China

Os chineses não quebraram as regras de conduta tradicionais. “De maneira nenhuma tiraram as lentes com as quais enxergam o mundo”. De acordo com Suzana, existem 12 mil empresas norte-americanas funcionando lá, 6 mil canadenses e 4 mil japonesas. As brasileiras são apenas 20.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para ampliar os negócios com o país, o primeiro passo é entender o que seu povo espera, diferença crucial entre o sucesso e o fracasso da operação. “Nada é fácil na China, mas poucas coisas são impossíveis”, afirma Suzana, que ainda diz que não há fórmula ou receita para uma boa performance, mas algumas dicas.

Confira as dicas

Os chineses são ótimos anfitriões. Uma vez convidado a ir ao país ou combinada uma visita, o turista é muito bem tratado. Para não desapontar o “dono da casa”, Suzana deu algumas dicas aos brasileiros: