Não quer liderar uma equipe? Veja como ascender profissionalmente

Se você reconhece que não tem perfil de chefe, ao invés de subir na hierarquia da empresa, busque crescer para os lados

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Empreendedorismo, pró-atividade, bom relacionamento e capacidade de motivar pessoas. Para liderar uma equipe é necessário ter algumas características, as quais muitas pessoas não têm e sequer querem possuir.

Diante de muita responsabilidade e de uma rotina cansativa, características das pessoas que lideram, alguns integrantes da equipe não querem ocupar esta posição, ou por não se interessarem pelo trabalho realizado pelo chefe ou simplesmente porque não têm este perfil. No entanto, almejam crescer profissionalmente e, então, o que fazer?

Cresça para o lado

As empresas estão, cada vez mais, achatando sua hierarquia. Isso significa que não existem mais tantos cargos superiores com poucas pessoas o ocupando, mas uma grande quantidade de pessoas com o mesmo cargo.

PUBLICIDADE

Por isso, é possível crescer para o lado. Para quem está descontente com o trabalho que realiza, procure outra vaga dentro da empresa, que englobe sua área de atuação, mas com outras responsabilidades. Com isso, é possível crescer, mas sem tantas responsabilidades como aquelas que seu chefe tinha.

Que tal mudar de filial

Em empresas grandes isso é possível. Descontente com seu trabalho ou almejando crescer profissionalmente, mas querendo mudar de ambiente, o melhor é tentar uma vaga na filial da sua própria empresa, o que pode não implicar num processo seletivo.

No entanto, neste caso, deve-se pensar em suas condições salariais e de vida. Se a filial for em outra cidade ou país, é melhor conversar com pais, filhos e esposa (ou marido). O crescimento profissional, quando engloba uma viagem, deve ser colocado em uma balança, para ver se realmente compensa a mudança.