Não foi escolhido para a vaga que tanto queria? Conquiste uma segunda chance

Deixe claro para a empresa o quanto quer fazer parte de sua equipe e como poderá agregar valor para a companhia

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você não passou no processo seletivo da empresa onde sempre sonhou trabalhar? Muita calma, este pode ter sido apenas um primeiro obstáculo para atingir sua meta. É isso realmente que você quer? Pois ainda há chance de conseguir: basta que observe alguns aspectos.

Mostre seu interesse

Este é o primeiro ponto. Deixe bastante claro para a empresa o quanto quer fazer parte do seu quadro de funcionários. Isso implica em conhecer sua atividade, seu histórico e identificar em que pontos poderá agregar valor para a companhia.

Reprovado no processo? Não se intimide! Além de marcar presença enviando uma carta de agradecimento por ter participado do processo, procure obter informações junto aos selecionadores sobre por quê optaram por não contratá-lo.

Preserve sua auto-estima

Aprenda a investir na bolsa

Ser reprovado em um processo não é motivo para você se sentir rejeitado. Leve em consideração que a empresa busca alguém com um perfil bastante definido, e algum candidato pode ter se enquadrado nestas características mais do que você. E isso não significa que ele seja melhor.

Algum detalhe, mínimo que seja, pode ter levado a empresa a tomar tal decisão. E você precisa identificá-lo. Não há mal algum em procurar mais detalhes sobre o resultado, desde que tenha uma postura adequada nesta hora.

Ao questionar este ponto, saiba ouvir e não se sinta diminuído com possíveis observações. Lembre-se: você perguntou e deve estar aberto a isso.

Onde melhorar?

Mostre à empresa o quanto quer integrar sua equipe e peça aos selecionadores que lhe apontem o que precisa ser melhorado para chegar lá. Coloque-se à disposição para outras possíveis vagas.

Embora seja bastante difícil, não se sinta frustrado com o resultado negativo, afirmando que seu currículo será guardado para uma próxima oportunidade. Aproveite esta abertura e reforce o seu interesse!

Mantenha contato

Você não precisa chegar ao extremo de se tornar um chato, mas pode, periodicamente, manter contato com a empresa e mostrar-se aberto a novas oportunidades. Uma outra vaga foi anunciada? Por que não participar de novo?

PUBLICIDADE

Uma segunda tentativa não é vista pela empresa como algo negativo, pelo contrário: mostra que há mesmo comprometimento de sua parte com este objetivo. Por isso, vá em frente!