MERCADO FINANCEIRO

Não está saindo de casa? 6 filmes e séries para impulsionar sua carreira

Selecionamos três produções exclusivas para você estreitar sua relação com o mundo dos investimentos, ou até mesmo trabalhar no mercado financeiro

SÃO PAULO – Os impactos do coronavírus no país mudaram a vida de muitos brasileiros nos últimos meses. Apesar de alguns setores já estarem retomando as atividades, muitas empresas continuam trabalhando com o modelo de home office para evitar que seus colaboradores se exponham ao risco de grandes aglomerações — seja no transporte para o trabalho, seja em reuniões dentro dos próprios escritórios.

Seja por necessidade ou precaução, é fato que muitas pessoas continuarão a passar mais tempo em casa nas próximas semanas.

Se você é uma delas — e tem afinidade com o mercado financeiro —, essa pode ser uma excelente oportunidade para estreitar sua relação com o mundo dos investimentos, ou até mesmo planejar uma mudança de carreira.

Pensando nisso, preparamos uma lista de filmes e séries que você pode assistir do conforto da sua casa — e ainda fazer a sua parte na luta contra o coronavírus.

A seleção inclui ficções, séries documentais e reality shows com lições preciosas para quem busca se tornar um expert no mercado financeiro.

Prepare a pipoca e confira nossa seleção a seguir:

1. O Sócio

Quando você compra uma ação ou empresta dinheiro a uma empresa, torna-se sócio ou credor dela.

Mas antes de tomar uma decisão importante como essa, você precisa ir além dos números e a avaliar os aspectos qualitativos daquele negócio.

Se você quer entender como fazer isso na prática, nada como aprender com “O Sócio” (“The Profit”, na versão em inglês). No reality show, o bilionário americano de origem libanesa Marcus Lemonis tem a missão de salvar companhias à beira da falência.

O empresário aplica seu próprio dinheiro nos negócios e se compromete a guiar as empresas para um processo de turnaround. Em troca, passa a ter direito a uma parte dos lucros quando a empresa voltar aos trilhos.

O papel de Lemonis, contudo, vai muito além do capital investido. Quando ele assume o comando de uma empresa, identifica falhas de gerenciamento e pode contratar, promover e até demitir funcionários.

Em suas próprias palavras, “se você investir em uma boa equipe, um bom produto e um bom processo, certamente vai ganhar dinheiro”.

O Sócio é transmitido em vários países pelo canal History, e no Brasil pela Band.

2. A Grande Aposta

Baseado no livro homônimo do jornalista americano Michael Lewis, o filme A Grande Aposta (The Big Short, no original), recebeu nada menos que cinco estatuetas do Oscar.

O filme conta a história de quatro investidores que anteviram a bolha imobiliária em 2008 e ganharam muito dinheiro com a crise do subprime, nos EUA.

Em uma investigação profunda, eles descobriram que o risco de títulos ligados a hipotecas vendidos por grandes bancos era muito maior do que se imaginava. Caso suas suspeitas se confirmassem, o aumento da inadimplência acarretaria uma queda sem precedentes no valor desses investimentos.

Remando contra a maré, eles tomaram a decisão de operar vendido (quando o investidor aposta na queda de um ativo) contra a maior parte do mercado, escolha que se mostrou acertada diante do colapso financeiro visto na sequência.

Estrelado por Christian Bale, que interpreta o gestor de fundos Bill Murray, A Grande Aposta ensina lições importantes sobre as engrenagens do sistema financeiro.

Entre elas, os cuidados que os investidores iniciantes devem tomar com o efeito manada, a importância do pensamento crítico e a constatação de que o investidor deve desconfiar até das grandes instituições financeiras.

O filme está disponível no catálogo de filmes da Netflix.

3. Profissão Broker – A Elite do Mercado Financeiro

Só um grupo restrito de brasileiros sabe da existência da brokeragem, uma das profissões mais emocionantes e bem remuneradas do país. Menor ainda é o número de pessoas que trabalha diretamente com ela.

Mas como vivem, o que fazem e do que se alimentam esses profissionais que têm o mercado financeiro em suas mãos — ou melhor, em suas mesas?

Brincadeiras à parte, pense que o broker está para o mercado de capitais assim como o corretor de imóveis está para o mercado imobiliário. Poucos têm um conhecimento tão profundo do mercado financeiro quanto ele.

E não poderia ser diferente. Além de serem responsáveis por conectar a ponta compradora e a ponta vendedora de investidores institucionais de alto calibre, os brokers são responsáveis por fechar operações diárias que podem passar da cifra dos bilhões de reais.

E quanto maior o volume transacionado, melhor a remuneração deles.

Com tanta responsabilidade, a verdade é que falta mão de obra qualificada para suprir a demanda pelo serviço dos brokers no país.

Ficou interessado nessa oportunidade? Então assista agora à série “Profissão Broker: a elite do mercado financeiro”.

Em quatro vídeos gratuitos, o InfoMoney conta tudo que você precisa saber para construir uma carreira como broker.

Clique aqui para assistir à série de graça.

4. Shark Tank Brasil – Negociando com tubarões

Como está o seu pitch de vendas? A versão brasileira do game show norte-americano Shark Tank é uma ótima aposta para quem deseja melhorar suas habilidades de negociação sem sair de casa.

Com uma dinâmica estruturada a partir da apresentação de projetos de empreendedorismo para os chamados ‘tubarões’ – um grupo de jurados formados por grandes empresários brasileiros -, o programa já teve 4 temporadas concluídas e promete um próximo lançamento em breve.

O objetivo de cada um dos participantes é apresentar sua ideia de projeto aos tubarões para tentar conseguir investimento e impulsionar o crescimento da empresa. Em troca, os tubarões adquirem uma participação percentual do negócio e passam a ser sócios do participante.

Durante as negociações, o programa serve como um verdadeiro mapa para quem deseja investir no próprio negócio, com dicas de grandes empreendedores como João Appolinário, CEO da Polishop, e Camila Farani, sócia-fundadora da G2 Capital. Basicamente, o sonho de todo participante é sair de lá com um sócio e dinheiro na mão.

O game show é produzido pela Sony e exibido também pelo canal da produtora.

5. Stock Picking – A Habilidade Mais Valiosa do Mercado

Algumas das maiores fortunas da história foram feitas no mercado de ações. Por isso, não é necessário dizer que quem sabe identificar excelentes ativos da Bolsa de Valores tem em mãos uma habilidade valiosíssima.

O lendário investidor americano Warren Buffett construiu sua fortuna bilionária assim. O brasileiro Luiz Alves Paes de Barros também. E com poucos reais no bolso, você já pode começar a trilhar o caminho deles.

Afinal, o mercado de ações praticamente não tem barreira de entrada, e o céu é o limite para quem está comprometido a estudá-lo com seriedade.

Quem opta por seguir uma carreira nesse mercado pode se tornar um analista na equipe de research de uma instituição financeira, um gestor de fundos de investimento, ou apenas investir para fazer fortuna por conta própria.

Mas a renda variável não tem esse nome por acaso. Quem mergulha de cabeça no mercado acionário precisa saber precificar um ativo, avaliar se uma empresa está cara ou barata frente a seus pares, entender a dinâmica própria de cada setor e saber a hora de vender.

Do contrário, a probabilidade de perder dinheiro e se frustrar com os resultados obtidos será grande.

Se você tem interesse em aproveitar 2020 para se tornar um profissional do Stock Picking, não deixe de se inscrever agora para assistir a série “Stock Picking – A Habilidade Mais Valiosa do Mercado”.

Em quatro episódios exclusivos, você verá o passo a passo para se tornar um profissional da análise fundamentalista.

Clique aqui para garantir seu acesso à série gratuita.

6. Billions

Como o próprio nome deixa a entender, Billions é uma série que trata antes de tudo sobre dinheiro (e caminhos duvidosos para chegar até ele).

A trama acompanha o embate entre Bobby “Axe” Axelrod, um gestor de um bilionário fundo de investimentos estrelado por Damian Lewis, e Charles “Chuck” Rhode, um promotor público politicamente correto interpretado por Paul Giamatti.

Ao longo da série, o time de Axe faz uso de subornos, espionagem e outras táticas criminosas para conseguir informações privilegiadas de dentro de corporações e assim conseguir ganhar mais dinheiro no mercado. Enquanto isso, o determinado Chuck tenta desmascarar seus esquemas antiéticos.

Entre os principais ensinamentos da série para o investidor, estão o valor de antever sempre os passos da concorrência (quando feito dentro da lei, é claro); a importância da busca incessante por pessoas talentosas dentro de uma empresa e a necessidade de ter os pés no chão, sobretudo nos momentos de bonança.

A briga entre os dois protagonistas se desenvolve ao longo de 4 temporadas, que estão disponíveis no catálogo da Netflix.

A quinta temporada do seriado já foi anunciada e deve estrear dia 3 de maio nos Estados Unidos, no canal Showtime.