Na disputa por um cargo público? Entenda o que é a prova de títulos

Segundo especialista, prova de títulos não é uma etapa presente em todos os concursos e possui caráter classificatório

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quem sempre presta concurso público está familiarizado com a questão, mas quem nunca disputou um cargo no setor pode estranhar ao ouvir falar da prova de títulos.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Central de Concursos, Mônica Ferreira Nunes, a prova de títulos “nada mais é que a apresentação das certificações possuídas pelos candidatos”.

Segundo Mônica, a prova de títulos não é uma etapa presente em todos os concursos. Além disso, ela é um critério de classificação e não tem caráter eliminatório. Ou seja, serve apenas para dar pontos a quem possui determinados títulos, o que, em concursos muito disputados, pode acabar definindo o candidato aprovado ou não.

Aprenda a investir na bolsa

O que pode ser considerado título?
No que diz respeito ao que pode ser considerado ou não título, a coordenadora da Central de Concursos explica que só são aceitos diplomas reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), não sendo válidos protocolos ou certificados de conclusão de curso.

As certificações aceitas, bem como a pontuação para cada certificado, variam conforme o edital do concurso. Contudo, especializações, mestrado e doutorado sempre pontuam.

“No concurso para analista em planejamento, orçamento e finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, ocorrido no início do ano passado, também eram aceitos certificados de idioma e segunda graduação. O primeiro acrescentava um ponto, enquanto a segunda graduação, três. Especialização, mestrado e doutorado valiam quatro, cinco e sete pontos cada”.

Fique de olho
Se, na inscrição para o concurso, for perguntado se o candidato possui títulos e este responder que sim, mas no período de apresentação da titulação, não estiver de posse dos mesmos, o candidato, diz Mônica, não é desclassificado do concurso, mas não ganha os pontos previstos na prova de títulos.

Para que isso não ocorra, a especialista dá as seguintes dicas:

  • Verifique com antecedência os diplomas que pretende apresentar;
  • Veja se os documentos estão legíveis, se possuem todos os carimbos necessários e estão em bom estado de conservação;
  • Fique atento à data de apresentação da titulação.