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SÃO PAULO – Tanta instabilidade do mundo financeiro afeta não só o bolso das pessoas que investem na Bolsa, mas também a saúde dos profissionais que trabalham em empresas que estão sendo prejudicadas pela crise, ou que correm grande risco de virem a ser atingidas.
De acordo com a psicóloga e vice-presidente de Projetos da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Sâmia Simurro, os profissionais precisam manter o equilíbrio emocional nesta fase.
Para tal, ela recomenda que se evite comportamentos que prejudiquem a própria saúde e bem-estar pessoal, como a histeria coletiva, na qual o executivo envolve-se de tal forma em determinada situação que não consegue avaliá-la de forma crítica.
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“É preciso ter controle e bom senso, adotando medidas sensatas, sem impulsos nem precipitações”, explica a psicóloga. “É necessário discernir o que é exagero e enxergar além da turbulência, analisando tudo dentro de um contexto mais amplo”.
Norte-americano já tem saúde afetada
Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos, berço da crise, o número de ligações telefônicas com pedidos de ajuda com relação à saúde cresceu 21% em julho deste ano, de acordo com a ComPsych Corp, empresa de assistência médica com sede em Chicago. Já as admissões em hospitais para atendimentos psiquiátricos aumentaram 10% desde o início deste ano, de acordo com dados da UnitedHelph Group Inc., seguradora de saúde norte-americana.
Estresse corporativo
A atual crise no mercado financeiro, na opinião de Sâmia, revela outro problema que há muito tempo afeta os executivos: o estresse corporativo. Para ela, o fato de muitos profissionais trabalharem mais de oito horas diárias, adiarem projetos pessoais “em nome” da carreira e não conseguirem deixar as atividades ocupacionais nas horas de lazer são comportamentos que identificam níveis elevados de estresse.
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“O estresse chegou a tal ponto que o desgaste emocional tem levado muitas pessoas ao limite do insuportável”, comenta Sâmia.
Veja como ampliar a qualidade de vida no seu dia-a-dia:
- Busque entender de forma clara as expectativas dos seus superiores. Para tanto, desenvolva a assertividade e a capacidade de comunicação;
- Procure situações de satisfação ou de reconhecimento. Se isso não for possível no trabalho, procure satisfação em sua vida pessoal ou em um hobbie;
- Equilibre seu estilo de vida. Você precisa de tempo para manter seus relacionamentos, ter um sono repousante, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e praticar alguma atividade de lazer;
- Mantenha o otimismo. Avalie seu estado de espírito e procure ver as coisas sob uma perspectiva positiva;
- Desenvolva em si melhores habilidade de delegar tarefas aos subordinados, priorizar e focar naquilo que realmente importa;
- Aprimore no seu planejamento diário. Evite desperdício de tempo com reuniões inúteis e improdutivas;
- Utilize a tecnologia a seu favor. Use-a com bom senso e disciplina, evitando checar e-mails de trabalho nas horas de lazer.