Mulheres, os 30 chegaram? Veja oito dicas para evitar o esgotamento na carreira

Veja algumas dicas para evitar a desmotivação profissional; comece reajustando suas expectativas profissionais

SÃO PAULO – Já diziam nossas mães: a vida é feita de fases. Se hoje estamos animadas, motivadas e com um enorme desejo interno de conquistar o mundo. Esse sentimento pode não durar a vida inteira. Aos 30 anos, por exemplo, muitas mulheres sentem um certo esgotamento no que diz respeito à carreira profissional. Mas observando algumas dicas, é possível combatê-lo.

A primeira dica é tomar cuidado com suas expectativas. Ninguém atinge uma posição de destaque do dia para noite, nem se torna a diretora de um empresa dias após o término da graduação. O importante, portanto, é ter metas e objetivos, mas que sejam tangíveis no prazo estipulado, caso contrário, você se sentirá altamente desmotivada.

Lembre-se que todo mundo tem que começar de algum lugar, que geralmente é em posições inferiores. Portanto, aos 30 anos, para lutar contra o esgotamento e a desmotivação reajuste suas expectativas.

PUBLICIDADE

Outra dica prática é entender as causas da desmotivação. Problemas com chefes, superiores estressados, e um ambiente de trabalho cheio de pressão eventualmente levam ao esgotamento dos profissionais. Aprender a lidar e gerir esses problemas pode ser a solução para sua desmotivação.

Aprenda a dizer não
Entender que dizer alguns ‘nãos’ é importante e também vai ajudar. Vale a pena, portanto, aprender a recusar algumas demandas dos chefes. Lembre-se que os funcionários que tentam ser tudo para todos e que trabalham no limite possuem alto risco de atingirem o esgotamento. Além disso, uma das piores atitudes dos profissionais é se comprometer e não entregar. Não adianta nada assumir uma alta carga de trabalho, se não tem condições de lidar com isso.

Outro fator de desmotivação é a constante comparação. Todos temos amigos no Facebook que aparentemente têm vidas e carreiras perfeitas, com tempo e dinheiro à vontade. Esqueça essas pessoas! Embora a comparação saudável pode lhe ajudar a definir metas e objetivos, tentar ser como os outros pode destruir sua carreira e gerar bastante desmotivação. Além de consumir bastante dinheiro. Inclusive, recursos que você não tem.

O lazer
Férias. Nunca deixe passar a época das férias. O descanso é altamente positivo para recarregar as energias e para se sentir mais motivado. Os hobbies também são importantes. Descubra o que te faz feliz fora do ambiente corporativo, e invista nisso. As atividades de lazer reflete no trabalho, pois os profissionais se sentem mais felizes e menos desgastados.

Ainda, quando estiver trabalho, não esqueça de dar um tempo de horas em horas. O estresse concentrado e constante não é positivo para ninguém, muito menos para o desempenho profissional. Por fim, separe um tempo para fazer um balanço da sua carreira. Avalie seu trabalho, veja se está no caminho certo e se esta fazendo o que realmente te dá prazer.