Mulheres em cargos de chefia: veja realidade internacional

Dentre as 200 maiores empresas do mundo, apenas 11,2% empregam mulheres em postos chave

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com pesquisa realizada pelo grupo internacional de mulheres executivas, Corporate Women Directors International (CWDI), apenas 11,2% das 200 maiores empresas do mundo empregam mulheres em cargos de confiança.

Apesar de o número ser pequeno, houve melhora em relação ao estudo anterior, quando 10,4% das empresas empregavam mulheres em cargos superiores. Segundo o grupo, 45 empresas não empregam mulheres em cargos-chave.

De 2004 para 2007, o número de funcionárias em altos postos passou de 285 para 308. Mesmo assim, os homens ainda representavam 88,8% no período.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Empresas que empregam

Metade das empresas com uma mulher diretora tem apenas esta pessoa do sexo feminino em cargo de confiança. A realidade, no entanto, muda de acordo com o país ou a região de que se trata.

O grupo mostrou que, nos Estados Unidos, das 75 companhias que estão no ranking das melhores, 17,6% dos diretores em cargos de confiança são mulheres. No Reino Unido e Holanda, são, respectivamente, 13,9% e 12,2%.

O Japão, segunda maior economia do mundo, com 27 empresas no ranking, tem apenas cinco mulheres em cargos-chave dentre os 389 existentes, ou 1,3%.

Continua depois da publicidade

Dicas para liderança

Se chegar aos cargos de confiança é difícil para as mulheres, é melhor se comportar de maneira adequada para não perder a oportunidade.

As mulheres devem ter algo em mente, quando liderarem: ser chefe não é ser superior. Com o cargo ocupado, saiba que a cobrança será ainda maior em relação ao seu desempenho, já que você responderá pelo trabalho de toda uma equipe.

Estabeleça metas para os membros da equipe e faça o que estiver ao seu alcance para que elas sejam cumpridas. Para não errar como chefe, coloque-se no lugar dos seus funcionários a todo o momento.

Continua depois da publicidade

Seja humilde, já que a liderança pode não ser para sempre. Além disso, tenha bastante equilíbrio, peça fundamental para o sucesso, já que você terá novas atribuições e precisará mostrar resultados.